Integrado no Google Maps, o Street View é um serviço assente em imagens fixas panorâmicas, que permite ao utilizador navegar visualmente por um determinado local.

A gigante da Internet diz que o recurso ao sistema poderá ajudar numa melhor localização, principalmente no que diz respeito, à “contextualização” daquele espaço, mostrando tudo o que se passa à sua volta, mas há quem não identifique quaisquer mais-valias no serviço, pelo contrário.

O nível de pormenor das imagens, que registam o espaço físico num dado momento com tudo o que nele existir, nomeadamente pessoas, tem levado a recorrentes acusações de invasão de privacidade, como aconteceu no Reino Unido e na Alemanha e como está a acontecer em Portugal.

Tirando a possível gravidade deste tipo de situações, outras existem, registadas pelas carrinhas da Google no momento em que percorrem as ruas de várias cidades do mundo, que se revelam caricatas, e que não escapam ao “olho vivo” dos internautas.

http://imgs.sapo.pt/gfx/480335.gif

Existem por isso, reportagens, vídeos acompanhados de banda sonora no YouTube e até sites completamente dedicados ao tema, como o Streetviewr , que se apresenta como "a maior colecção de links online para as imagens engraçadas, interessantes, esquisitas ou pouco usuais" desta ferramenta da Google.

Na maior parte das vezes, as situações inusitadas do Street View são comentadas em blogs ou em fóruns.

http://imgs.sapo.pt/gfx/480320.gif

Há de tudo um pouco, desde acidentes de viação, multas, assaltos, quedas aparatosas, roupa interior à vista e até satisfação de necessidades fisiológicas – entre animais irracionais e racionais, avise-se. Tudo “coisas que acontecem” enquanto as carrinhas-torre da Google passam…

http://imgs.sapo.pt/gfx/480337.gif