Sim, o calor chegou. Quando já pensávamos que seria inverno para sempre, eis que as temperaturas disparam e os termómetros nos recordam que afinal falta pouco mais de um mês para o início do verão.

Estações diferentes exigem diferentes gadgets (e afins) e como quem celebra a chegada do bom tempo, deixamos hoje algumas sugestões às quais reconhecemos potencial para melhorar a época estival. De colunas de exterior para o leitor de mp3 a caixas para não estragar a máquina que tanto preza, sem esquecer as aplicações.

Como todas as estações são boas para ouvir música mas nem todas nos permitem tirar partido direto dos benefícios do sol, começamos precisamente por um equipamento que aproveita a luz solar para oferecer infinitas horas de música: na praia, na piscina ou no campo, ninguém vai querer saber da tomada.

Eton Rokus Solar é o nome do equipamento, que foi uma das atrações da última CES e se encontra agora à venda por 150 dólares. Esta coluna de exterior alimentada a luz solar liga-se a leitores de MP3 e smartphones através de Bluetooth, mas também pode ser conectada via USB.

[caption][/caption]

Conta também com detalhes como o visor que recorre a tecnologia e-ink, para facilitar a utilização em condições de muita luz e surge na lista de hoje principalmente devido às suas características, pois atualmente a Amazon apenas está aceitar encomendas de clientes nos EUA. Não sabendo quantos dos nossos leitores terão oportunidade de adquiri-lo no estrangeiro, serve também de alerta para uma eventual disponibilização do equipamento a nível global.

Mas se de facto procura umas colunas para levar consigo num passeio e não quer esperar, temos outra sugestão para si. Mais focado no som do que propriamente na fonte de alimentação (funciona ligado à corrente ou com 6 pilhas AA), o sistema Steez, da Pioneer, pode ser uma solução - ao nível dos mais exigentes e com um preço de 299 euros a condizer.

[caption][/caption]

Segundo a marca, estes leitores "são concebidos para quem quer dançar", pelo que basta ligá-los a um iPod, iPhone ou qualquer leitor multimédia ou smarpthone com entrada USB e começar a usar. O equipamento, que vem acompanhado de comando, também pode ser sincronizado com um computador e dispõe de uma memória interna de 4GB, onde pode ser guardada música. Pesa 1,2 Kg e está disponível em diferentes cores.

[caption][/caption]

Aos mais discretos mas igualmente dependentes de música - e portadores de um iPod Nano - recomendamos uma passagem pela loja da Apple para descobrir esta a bracelete de relógio em pele Hex Vision Classic, que transforma o pequeno leitor de ecrã tátil num relógio.

O acessório custa 49,95 euros e está disponível em branco, preto e castanho. Se colocado no "modo" relógio é mesmo possível que ninguém se aperceba de que leva um iPod agarrado ao pulso. A menos que tenha os auscultadores ligados a ele.

Do som passamos à imagem, com algumas sugestões que visam ampliar o leque de possibilidades de utilização dos dispositivos que temos em casa. Já por diversas vezes aqui falámos de câmaras fotográficas e de filmar à prova de água - assim como de telemóveis e tablets com as mesmas características e chegada ao mercado prevista para breve. Mas em tempos de crise apostamos na reutilização.

A sugestão passa por criações como as bolsas estanque da Aquapac, compatíveis com diversos modelos de máquinas e que asseguram a integridade do equipamento em ambientes húmidos e propícios a salpicos. No seu lugar não iríamos, porém, arriscar-nos a fazer mergulho com elas. A fabricante diz que suportam até 3 metros de profundidade.

[caption][/caption]

Na Fnac, por exemplo, são vendidos dois modelos, o 414, para máquinas compactas, que custa 32,99 euros, e o 455, para câmaras DSLR, ao preço de 124 euros. O requisito é que as câmaras a colocar no interior não excedam o tamanho da circunferência que permite controlar o visor e tocar nos botões da máquina.

[caption][/caption]

Caso pertença ao grupo daqueles que já há muito substituiram a câmara pelo smartphone ou tablet, para além das sugestões da mesma marca, destacamos o lote de soluções de baixo custo BubbleShield, da The Joy Factory - que expede encomendas para Portugal.
A linha inclui capas à prova de água e pó para smartphones, tablets (de vários tamanhos) ou leitores de ebooks, por valores que rondam os 19,95 dólares mais as eventuais despesas de envio.

A mesma marca tem uma proposta capaz de agradar aos adeptos dos passeios de mota ou bicicleta: uma capa que permite fixar o iPhone no guiador, oferecendo também proteção contra água, pó e outros "maus tratos". Chama-se StormCruiser e custa 49,95 dólares.

[caption][/caption]

Ainda para os fãs do iPhone - e das potencialidades da última geração de smarpthones da Apple em matéria de captação de imagem - vale a pena ponderar com carinho adotar a Dot. Trata-se de um acessório que promete conferir um maior campo de visão aos filmes captados durante as férias.

[caption][/caption]

A criação, de que já falámos em pormenor no TeK, é assinada pela start-up norte-americana Kogeto, consiste numa câmara que é acoplada ao iPhone para permitir a gravação de vídeos a 360º. O equipamento pode ser encomendado no site da empresa, por 79 dólares, um valor que, para os clientes portugueses, deverá ser sujeito à taxa de câmbio aplicável no momento da compra e às despesas de envio.

Para o fim deixámos o software. Porque o verão também é - na maioria dos casos - sinónimo de férias e de tempo livre e porque a mobilidade é cada vez mais a tendência dominante (principalmente em férias), terminamos o lote de sugestões de hoje mencionando algumas aplicações que podem ajudar a programar as viagens ou a passar aquelas duras horas de espera por um cocktail numa qualquer espreguiçadeira.

Em matéria de procura de voos e hotéis há duas soluções particularmente populares e de utilização gratuita. Falamos da Momondo que conta com versões para Android e iOS, e da versão móvel do SkyScanner (para Android e iOS), um serviço que se apresenta como uma espécie de motor de busca para as melhores soluções para viagens e estadias, encaminhando os utilizadores para os sites dos prestadores de serviços, sem cobrar comissões por isso.

Chegado ao destino, é hora de relaxar. Que tal um livro?

A aplicação do Kindle para Android e iOS é sempre uma boa opção, principalmente devido ao generoso catálogo de títulos disponibilizado pela Amazon e de funcionalidades como a sincronização com a leitura das obras noutros dispositivos (como o Kindle ou o computador).

Para os utilizadores de Android fica ainda a referência ao Aldiko, uma solução completa, que permite descarregar títulos gratuitamente (livros do domínio público ou que foram disponibilizados pelos autores) e adquirir obras em algumas lojas online. É também possível importar livros do computador, sendo compatível com formatos ePub e PDF.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.