Os 'Time-Wasters' incluem todo o tipo de jogos, desde o clássico de jornal 'Descubra as diferenças', a versões Flash dos jogos mais populares da década passada. O objectivo é mesmo não dar pelo tempo a passar. Mas cuidado, alguns destes jogos têm uma componente altamente viciante e comprometedora da produtividade nacional.

Feeding Frenzy

O Feeding Frenzy é um dos grandes clássicos dos jogos de 'não fazer nada'. A acção é extraordinariamente simples: o jogador é um peixe no mar, que deverá comer outros peixes menores e evitar ser comido pelos maiores. À medida que se vai alimentando, o peixe do jogador vai aumentando de tamanho e subindo na cadeia alimentar. Darwinismo social puro, servido num pacote de entretenimento colorido. Ideal para gestores de PMEs.

http://imgs.sapo.pt/gfx/447667.gif

Spin the Black Circle

Mais próximo dos puzzles, o Spin the Black Circle é um frustrante e viciante jogo à semelhança dos mini-jogos de bolso em que o objectivo é colocar um certo número de bolas numa determinada posição e mantê-las imóveis. Os controlos do Spin the Black Circle resumem-se às duas setas do teclado, para mover o círculo e à barra de espaços, para reiniciar.

O objectivo é levar uma bola, desde o ponto de início do jogo, até a um buraco situado no lado oposto de um círculo. O jogador não age directamente sobre a bola, mas antes roda o círculo sobre o qual a bola gira, tendo em atenção factores como a gravidade e a inércia. O programador teve a amabilidade de incluir um 'disclaimer' no início do jogo, não se responsabilizando por quaisquer actos cometidos pelo jogador em função da frustração que possa sentir.

http://imgs.sapo.pt/gfx/447670.gif

5 Differences

O 5 Differences é a versão online dos passatempos do tipo 'Descubra as diferenças', presentes na maior parte dos jornais e revistas. O jogador é posto perante duas imagens semelhantes e deverá descobrir cinco diferenças entre elas. As diferenças podem ser indicadas em qualquer uma das imagens e o jogo incorpora um contador decrescente das diferenças por descobrir.

http://imgs.sapo.pt/gfx/447671.gif

Prince of Persia Flash

Numa galeria de 'time-wasters', não poderíamos deixar de referir o clássico dos anos 90 para PC, Prince of Persia, agora disponível online, em versão Flash. A verdade é que até ficámos emocionados ao recordar as longas horas perdidas a percorrer os labirintos das masmorras de Jaffar, o malévolo Vizir, à procura da princesa raptada. Esta versão de Prince of Persia é bastante completa, com todos os ingredientes da versão original, incluindo espadeiradas, saltos olímpicos sobre abismos sem fundo e lâminas de cortar fiambre por todo o lado.

http://imgs.sapo.pt/gfx/447672.gif

Samorost e Samorost 2

Se existisse um prémio para o melhor 'time-waster' nesta selecção, o Samorost e a sua sequela, Samorost 2, ganhavam de certeza. Este universo bizarro é um mistério a ser desvendado pelo jogador, em que cada cena representa um puzzle multi-facetado, com uma lógica e gráficos inspirados, em parte semelhantes às aventuras gráficas dos primórdios dos jogos no computador, em que o jogador interagia com o ambiente envolvente através de ordens escritas. A acção dispensa aqui, todavia, o teclado, resumindo-se à utilização do rato. Mesmo muito bom.

http://imgs.sapo.pt/gfx/447673.gif