O evento está confirmado, com o envio do convite à imprensa norte-americana há uns dias atrás, mas como habitualmente sem informação adicional que identifique a razão que leva a Apple a requerer novamente a atenção.

Como "pista" há apenas umas linhas coloridas acompanhadas da frase "It´s been way too long". A que é que a Apple se poderá estar a referir? Não se sabe, mas há algumas hipóteses no ar.

Depois dos iPhone, apresentados há um mês atrás, todos os indícios apontam para que a marca da maçã avance com um novo iPad, até porque precisamente há um ano atrás, a Apple apresentava novos modelos.

Diz-se que o novo iPad desta vez inclui tecnologia TouchID, novos componentes como o processador A8 e mais armazenamento (de 64 GB e 128 GB). Fala-se também em novas cores (como o popular dourado) e em novas dimensões.

Neste campo, as especulações apontam para o lançamento de um iPad Air 2 com um ecrã maior e um corpo mais fino (7,5 milímetros de espessura), mas há quem fale igualmente numa próxima geração do iPad Mini.

Já se diz, inclusive, que as vendas do(s) novos modelos vão começar a 24 de outubro, num primeiro momento apenas para os Estados Unidos.

Pelo palco do evento desta quinta-feira deverão passar também novos iMac, nomeadamente o modelo de 27 polegadas que agora virá equipado com o popular ecrã retina de 5.120x2.880. Fala-se também numa "versão refrescada" do modelo de 21,5 polegadas.

Além disso, espera-se que a Apple lance a versão final do seu sistema operativo Yosemite, e que este fique disponível para download assim que a apresentação termine.

Entre os recursos da nova versão do sistema operativo estão a aguardada integração com o iOS (a par das mudanças visuais que o deixaram mais parecido com a plataforma móvel), como a possibilidade de atender chamadas ou enviar e receber mensagens de texto usando um computador Mac.

Está também incluído o recurso "Continuity", que permite que o utilizador continue a trabalhar num mesmo documento exatamente no ponto de onde parou, independentemente do dispositivo usado.

Entre os possíveis lançamentos fala-se ainda do anúncio de um serviço de streaming de música, aguardado desde a aquisição da Beats, e, com menos probabilidade, de "mexidas" nos iPods e mesmo nos Macbooks.

O evento desta quinta-feira, 16 de outubro, vai acontecer na sede da empresa em Cupertino, Califórnia, a partir das 10:00h da manhã naquela região dos Estados Unidos, com direito a transmissão em direto a partir do site da Apple.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.