As novidades dizem maioritariamente respeito a opções de personalização, que são várias e que abrangem diferentes áreas de utilização, desde o esquema de cores ao tamanho das imagens que ilustram os recursos e conteúdos disponíveis.

Há por exemplo mais temas para personalizar o ecrã inicial, nomeadamente fundos dinâmicos. Outra novidade é a opção que permite a utilização do mesmo ecrã de fundo na área de trabalho e no ecrã de início.

É verdade que o botão Iniciar está de volta, mas não com as opções do menu na forma como este se apresentava nas versões anteriores. Clicando no botão (com um toque mais prolongado) surgem as "antigas" opções de acesso ao Gestor de tarefas, Painel de controlo, Pesquisa, entre outras ferramentas.

Surge também a opção de Encerrar, mas não existe por exemplo a opção Itens recentes ou a listagem de Programas.

[caption]Nome imagem

[/caption]
No campo da personalização, há uma nova opção de configuração que permite inicializar o sistema operativo diretamente em modo desktop, a partir da área de trabalho, ao invés da passagem obrigatória pelo ecrã inicial, definida de origem.

Toda a parte da "gestão gráfica" também conta com novos recursos de personalização. Cabe ao utilizador ter a última palavra sobre os programas e aplicações que pretende ter em destaque no ecrã inicial.

Há também novas opções para a dimensão dos blocos dinâmicos do ecrã inicial que passam a ser quatro: as anteriores Médio e Alargado a que se somam os novos tamanhos Pequeno e Grande.

[caption]Nome imagem

[/caption]
Além disso, a versão 8.1 do Windows permite que os utilizadores movam e selecionem facilmente vários blocos dinâmicos de uma vez só.
Puxando o ecrã de início de baixo para cima irá dar ao novo ecrã Aplicações, uma área que mostra todas as apps e programas guardados no PC ou tablet.

A partir daqui os itens podem ser reorganizados por categorias, por nome, por data de instalação ou por mais utilizados. O ecrã das aplicações conta com uma caixa de pesquisa, para acesso mais facilitado e rápido ao programa em causa.

O recurso geral de pesquisa também foi uma das áreas onde a Microsoft investiu no novo Windows 8.1, tornando-a mais abrangente e apostando numa apresentação dos resultados mais próxima da experiência oferecida em "ambiente app", como já referido pelo TeK.

Veja um resumo em vídeo sobre as novidades:

O Windows 8.1, em versão final, ficou disponível para download esta quinta-feira, às 12 horas, e começou hoje a ser vendida nas lojas físicas.

O download é gratuito para quem já tem uma das versões do Windows 8 ou Windows RT, mas quem compra nas lojas terá de pagar o mesmo valor praticado para a versão inicial.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.