É um problema bastante comum junto de quem vive numa casa muito grande ou de quem deseja espalhar sinal de rede e/ou Internet ao longo de um espaço muito extenso. Até ao fundo do jardim, por exemplo. Estamos a falar da ineficácia que por vezes se regista no funcionamento dos routers que as operadoras fornecem com base da ligação de Internet contratada.

Uma casa mais pequena ou com menos paredes e obstáculos internos pode não apresentar problemas do género, mas, por sua vez, os espaços mais vastos requerem soluções e investimentos adicionais para que seja possível ter sinal de Internet em cada cantinho, ou simplesmente manter estabilidade e bons índices de velocidades nos locais onde mais importa.

Veja na galeria as melhores sugestões para melhorar a rede em casa

Em função do orçamento disponível (e das necessidades sentidas, dependendo do espaço a otimizar em termos de sinal), existem várias formas de ter um sistema de rede perfeito e a funcionar em pleno em todos os pontos da casa. Podemos simplesmente usar cabos Ethernet (uma das formas de garantir velocidades máximas…), recorrer à tecnologia Powerline para aproveitar a estrutura elétrica lá de casa, instalar um ou mais extensores de sinal ou mesmo garantir mais estabilidade com um solução baseada em sistemas Mesh.

Montra TEK: Os routers que têm lugar na sua sala (e potenciam a sua ligação Wi-Fi)
Montra TEK: Os routers que têm lugar na sua sala (e potenciam a sua ligação Wi-Fi)
Ver artigo

Não sabe do que estamos a falar? Então percorra a galeria nesta página e confira todas as formas que existem de manter uma boa cobertura de rede e Internet em toda a sua casa. Se ela for efetivamente grande, jardim incluído, fique a saber que combinar estas várias técnicas/tecnologias pode fazer com que nada falhe a este nível, decididamente.

Mas lembre-se de algo muito importante: tendo ou não substituído o router original fornecida pela sua operadora de Internet (em busca de mais eficácia e cobertura), a ligação é apenas uma e sempre a mesma. Ou seja, não espere “milagres” caso a sua ligação tenha já de origem problemas de estabilidade, velocidade e/ou cobertura.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.