O consumo de programas de TV é uma experiência cada vez mais personalizada, não apenas por família, mas por cada utilizador. Os algoritmos transformam a experiência individual baseado nas séries ou filmes que assiste, mas também nas preferências de browsing pelos conteúdos da plataforma.

Mas nem sempre nos apercebemos que quando um membro da casa procura ou assiste a conteúdos, altera bastante as recomendações que vamos encontrar. É por isso que devem ser criados perfis individuais para cada utilizador, para que encontre sempre o conteúdo desejado, os últimos que assistiu, sem perder o sentido.

O histórico que criamos no Netflix é por isso precioso, para podermos poupar tempo nas pesquisas, nas sugestões propostas pela plataforma, ou mais importante ainda, nunca perdermos a orientação dos episódios de uma série que assistimos ou falta assistir.

Neste How To vai conhecer algumas dicas simples e práticas nas definições de conta, que provavelmente não conhecia, mas que podem ser úteis. No fundo, são boas práticas que deve ter na utilização da plataforma.

Veja na galeria as 7 dicas para usar o Netflix:

1 – Crie um perfil para cada utilizador, mesmo os mais novos

Ao criar um perfil para cada membro da casa é garantido que os conteúdos sejam arrumados mediante os gostos de cada um, as séries que estão a acompanhar têm os episódios devidamente assinalados. E não menospreze os pequenos utilizadores. A última coisa que queremos é ter os pequenos a tomarem conta da nossa conta, repletos de desenhos animados e programas infantis. Caso não queria personalizar cada perfil dos mais novos, pode criar um Kids, que foca todo o conteúdo infantil.

Esta deve ser a primeira coisa que deve fazer quando cria uma conta no Netflix. Sempre que acede ao Netflix, o sistema pergunta quem vai assistir, garantindo assim que cada utilizador entre na sua conta e aceda aos seus próprios conteúdos. Para alterar, basta clicar no botão Gerir perfis em baixo.

2 – Mova o perfil para uma nova conta

Existem diversos motivos para mudar o seu perfil para uma nova conta. Seja porque partilhava a password da conta do Netflix e deixou de o fazer, porque saiu da casa dos pais ou simplesmente porque se divorciou. Perder o acesso à conta não tem de significar perder o precioso perfil de utilização, com o histórico, recomendações, jogos guardados e definições. Pode mudar o perfil para uma nova conta ou outra existente.

Para transferir o perfil, basta entrar naquele que deseja mover, e no canto superior direito passar o cursor do rato em cima da imagem de perfil para estender o menu. Selecione Transferir perfil. Caso não apareça essa função, entre em Conta para aceder às definições. Em baixo, nas definições, verifique se a transferência de perfis está ativada.

3 – Desligue os trailers automáticos

Não há nada mais irritante (e assustador) do que ter o volume elevado da última sessão de cinema e do nada ouvir uma explosão ou qualquer ruído de um trailer. Estes tendem a rodar automaticamente quando entramos na conta, mas felizmente pode desligá-los. Para isso basta clicar em editar perfis e escolher aquele onde se aplica.

Nas opções do perfil, onde pode escolher o nome, deslize para baixo para desligar a função de correr os trailers durante a navegação pelos menus. Não se esqueça de gravar o perfil com as mudanças efetuadas.

4 – Adormece a ver séries? Então deve desligar a reprodução automática do episódio seguinte

Já lhe aconteceu estar a ver uma série e a plataforma pergunta se ainda está a assistir? Isso acontece porque o sistema deteta que está há muito tempo a assistir, sem meter em pausa os episódios e é a forma de perceber se adormeceu, por exemplo. Se o utilizador não respondeu, o sistema assume que adormeceu e desliga automaticamente.

Se é um dos casos que adormece com facilidade a meio do primeiro episódio, para voltar a acordar no terceiro, por vezes sem dar conta do tempo em que esteve a dormir, deve desligar a reprodução automática. O Netflix não tem nenhuma ferramenta para definir o tempo em que pergunta se ainda está acordado. Assim, deve ir ao mesmo menu do ponto anterior e juntamente com o trailer vai ver a opção de reprodução automática do episódio seguinte.

5 – Conhece as categorias escondidas do Netflix?

Quando está a pesquisar por conteúdos a assistir no Netflix, já deu conta dos géneros listados. Mas estes são bastante abrangentes, sendo possível refinar mais as pesquisas pelos subgéneros, mas estes não estão disponíveis. Para isso terá de utilizar um esquema de códigos para adicionar à página do serviço.

Pode consultar o website Netflix Codes para conhecer todos os códigos dos géneros que deseja pesquisar. No browser apenas tem de inserir o endereço https://www.netflix.com/browse/m/genre/ (número desejado). A seguir ao genre, complete com os números desejados para os filtros de género. Por exemplo, o 1365 (https://www.netflix.com/browse/m/genre/1365) são filmes de ação e aventura. Mas pode afinar para ação comédia, ação ficção científica, etc. A lista é bastante extensa e se calhar vão aparecer filmes ou séries que de outra forma não encontraria.

6 – Gosta ou adorou o filme? Isso é importante

As ferramentas de gosto servem obviamente para ajudar a recomendar as séries e filmes a todos os utilizadores. E dessa forma serem criadas as listas de tendências. Para tal, terá de deixar o famoso gosto ou não gosto, conforme melhor se aplicar. Mas se notar, antes de clicar no gosto e mantiver o cursor em cima, vai aparecer o duplo gosto, ou melhor, o “adoro”.

Este reforço adicional na preferência vai ajudar o Netflix a recomendar mais do género. Aliás, por norma, se não deixar feedback, o sistema assume que gostou e vai recomendar mais do mesmo. Por isso, se não gostar de algum filme ou série, deixe o “não gosto”.

7 – Altere o aspeto das legendas

Para utilizadores que não conseguem ver bem as legendas, é possível fazer alterações nas mesmas, mas a opção está escondida nos Controlos Parentais. Para aceder entre na conta e clique no perfil. Procure na lista de opções o Aspeto das Legendas e clique em Alterar. Pode escolher o tamanho, o tipo de fonte e colocar sombras atrás das legendas. De notar que esta alteração é feita para o perfil em questão, válida para todos os equipamentos onde tem essa conta.

O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.