Apesar dos problemas que tem vindo a enfrentar nos Estados Unidos, o TikTok tornou-se rapidamente numa das aplicações preferidas de muitos “miúdos e graúdos”. Para os pais nem sempre é fácil manter um olho atento em relação àquilo que os seus filhos estão a fazer na app, mas o modo de controlo parental pode ajudar.

Apresentado em abril, o Family Pairing, ou Sincronização Familiar em português, permite que os pais ligar a sua conta à dos filhos. Uma vez ligados, podem definir quanto tempo é que os mais novos podem passar na aplicação, limitar conteúdos impróprios e restringir quem pode mandar mensagens diretas para a conta dos filhos.

Mesmo que os mais novos tentem desativar a funcionalidade sem o conhecimento da família, os pais receberão uma notificação. Caso o modo de controlo parental seja desligado acidentalmente, será possível voltar a ligar as contas.

Clique na galeria para saber como ativar a Sincronização Familiar no TikTok

Siga estes passos:

1 – Na sua conta, clique no separador “Eu” no fundo da página.

2 – Clique no ícone com três pontos verticais para aceder à seção de “Configurações e privacidade”.

3 – Escolha a opção “Sincronização Familiar”.

4 – Selecione a opção “Pai/Mãe” e, depois, clique em “Avançar”.

5 – A aplicação vai apresentar uma breve descrição do que pode fazer com a Sincronização Familiar. Depois de clicar em “Continuar” será gerado um código QR único que terá de ser lido pelo smartphone do seu filho.

6 – Na conta de TikTok do seu filho, aceda à novamente à opção “Sincronização Familiar” e escolha “Adolescente”.

7 – Faça scan do código QR que aparece no seu smarphone.

8 – Clique em “Vincular” para ligar a conta de TikTok do seu filho à sua.

9 – Voltando ao seu smartphone, poderá agora configurar as definições de segurança da conta associada.

10 – Na gestão de tempo de ecrã, poderá estabelecer um limite ao tempo que o seu filho passa no TikTok.

11 – Ao ativar o modo restrito, fará com que o seu filho não tenha acesso a conteúdos considerados impróprios para a sua idade. A partir do momento em que a funcionalidade é ativada, os mais novos não podem mudar de conta no smartphone para tentar “contornar” as regras.

12 – Em “Procurar” pode estabelecer limites ao tipo de conteúdos que o seu filho pesquisa na aplicação.

13 – Já em “Mensagens Diretas” é possível configurar a conta dos mais novos para só receber mensagens dos seus amigos. Recorde-se que, caso o seu filho tenha menos de 16 anos, a funcionalidade mensagens diretas está desativada por predefinição.

14 – Assim que os seus filhos se tornarem adultos, ou então caso decidam fechar a conta, pode desativar a Sincronização Familiar e precisa apenas de clicar em “Desvincular”.

O How To TeK é uma rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.