Quantas vezes recebeu um telefonema de alguém a pedir ajuda para resolver algo no computador, levando-o a ficar diversos minutos em chamada, a dar as instruções, para no dia seguinte voltar a ser incomodado com um inocente “já não me recordo como fiz aquilo que explicaste”?

Pois bem, o Windows 10 tem uma poderosa ferramenta que é para ser utilizada na despistagem de problemas, capaz de registar passo a passo tudo o que o utilizador faz no computador, as janelas que abre e fecha, opções que acede e aplicações que utiliza. Chama-se “Gravação com Descrição” que pode procurar na caixa de pesquisa do Windows 10 ou “Steps Recorder” caso o sistema operativo esteja em inglês.

A aplicação é minimalista, mas muito poderosa. Ao clicar em “nova gravação”, o rato passa a ser o líder da navegação, registando cada clique que der, os scrolls no browser, e qualquer ação que faça na janela do Windows. Durante o processo, pode inclusivamente escrever um comentário explicativo personalizado, com o sistema a tirar um screenshot adicional do que estiver ativo no momento.

A “magia” acontece quando pára a gravação, sendo-lhe apresentado um documento detalhado com os passos que deu, com imagens e uma descrição automática, ainda que um pouco robótica, mas com a informação assertiva. Esta é acompanhada pela data e hora, assim como todas as notas que fez, de forma cronológica. Pode gravar o documento e partilhar, caso necessite.

Considerando que a ferramenta visa, sobretudo, despistar problemas, no final do documento é apresentado um relatório mais técnico, e sem imagens, igualmente do que fez. Nas definições pode autorizar ou não a captura de imagens, assim como definir o número de capturas recentes a adicionar ao documento.

O How To TeK é uma nova rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.