O Google Tradutor ganhou há dias mais 33 novas línguas na componente de tradução offline, que pode ser usada quando a internet está desligada, ou quando o utilizador não consegue usá-la, por estar num local onde não tenha rede de telemóvel. O serviço já permitia usar esta funcionalidade com 59 das mais de 100 línguas suportadas, aumenta agora o leque para adicionar idiomas como o sudanês, malaio, malgaxe (Madagáscar), basco ou latim.

Línguas mais comuns como o inglês, francês, português, italiano e dezenas de outras já estavam disponíveis, numa funcionalidade que pode ser útil quando se está em viagem, por exemplo, ou mesmo em Portugal, para quem profissionalmente interage com pessoas de diferentes nacionalidades. Ferramentas como esta podem ser uma boa ajuda para interações pouco complexas, com alguém que não fale nem compreenda uma língua na qual consiga expressar-se.

Para isso, é preciso descarregar primeiro o pacote linguístico no idioma que se pretende usar, para o telemóvel ou tablet, e ainda antes disso é preciso descarregar a aplicação, para que o acesso ao serviço não esteja condicionado à disponibilidade de uma ligação à internet. Indo por passos, é isto que deve fazer:

1- Pesquisar a aplicação Google Tradutor na loja de aplicações do smartphone Android ou iPhone

2 - Verificar se tem uma ligação Wi-Fi ativa, para não gastar dados móveis com o download

3 - Confirmar que quer descarregar a aplicação e abri-la quando o processo estiver completo

4 - Localizar os idiomas de interesse. Para além da zona onde vai aparecer o texto, escrito ou ditado, para tradução, no ecrã da aplicação vão aparecer dois idiomas. O idioma de origem e o traduzido. No Android esses “botões” virtuais surgem na parte de baixo do ecrã. No iPhone mais acima.

5 - Escolha o idioma que quer poder traduzir sem uma ligação à internet ativa. Carregando nos botões dos idiomas surge toda a lista de opções disponível. Se o idioma que pretende não surgir na lista é porque não está disponível. Se surgir na lista, mas à frente não tiver um símbolo com uma seta para baixo, não existe um pacote de linguagem disponível para download e como tal a tradução offline não está disponível.

6 - Faça download do pacote de linguagem que quer usar offline. Identificado o/os idiomas pretendidos, selecione o símbolo com a seta para baixo à frente da língua para descarregar o dicionário correspondente para o telefone. Depois de carregar neste botão surge uma caixa de confirmação, para validar que facto quer fazer o download. Carregue para transferir.

7 - Para confirmar que um idioma está disponível para tradução offline vá ao Menu da aplicação (em cima à direita, no Android) e consulte a opção Idiomas Transferidos. Os idiomas transferidos passam a ter à frente, um símbolo diferente dos restantes, a assinalar que o download do ficheiro que habilita a tradução offline já foi feito.

Clique nas imagens para mais detalhes 

A Google sublinha ainda que, uma vez que os ficheiros associados a cada língua são de dimensão reduzida, se não tiver uma ligação Wi-Fi ativa no momento em que precisa de descarregar um, usar dados móveis não terá grande impacto no plafond de dados.

Ainda assim, cabe ao utilizador definir se quer usar essa possibilidade. Na aplicação, volte ao Menu, entre em Definições e em seguida escolha a opção Utilização de Dados. Aí pode escolher se quer transferir ficheiros para tradução offline sempre, só com Wi-Fi ligado, ou se quer ser questionado sobre isso, antes de cada transferência.

Para remover uma língua que já não vai precisar da aplicação e da memória do telemóvel basta escolher a opção remover e carregar no balde do lixo à frente do idioma. Os ficheiros de idiomas guardados localmente, no telemóvel, também são úteis para habilitar outra função da aplicação, a tradução com a câmara do telemóvel.

Para usá-la basta carregar no botão da câmara no ecrã da app, apontar a um panfleto, uma folha de jornal ou um ecrã de computador, e no ecrã passa a ver o texto original na língua escolhida para tradução.

O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.