Quando colocamos um vídeo nas redes sociais, por vezes esquecemos onde colocamos o original. Muitas vezes até gravamos diretamente na plataforma, ficamos sem o original, mas por alguma razão até o queremos usar. Apesar das redes sociais não terem uma ferramenta direta para fazer o download dos vídeos, existem diferentes websites que permitem gravar os mesmos para o computador. E tudo o que necessita é colar o respetivo endereço na caixa de pesquisa.

Os websites utilizam APIs das redes sociais, pelo que em diversas situações até pode escolher a resolução que deseja fazer o download, dependendo do uso que quer fazer dos vídeos. Claro que sendo um serviço gratuito, os websites bombardeiam os utilizadores com publicidades, por vezes intrusivas, mas isso é a contrapartida pelo uso das ferramentas. Tenha atenção que os vídeos têm direitos de autor, por isso tenha atenção ao que faz com eles.

YouTube

Existe um infindável número de vídeos no YouTube. Para fazer o download copie o link do mesmo da barra de ferramentas e aceda ao website Y2mate, colando-o na caixa de pesquisa. Pode demorar um pouco a converter o vídeo, caso o mesmo seja pouco solicitado, porque se for um conteúdo popular, como um trailer, é possível que esteja na sua cache e seja de acesso quase instantâneo. Se quiser, pode usar a caixa de pesquisa para encontrar vídeos através de palavras-chave, demorando menos para aqueles que estão na memória.

Quando escolhe o vídeo, aparecem diferentes opções de resolução, num máximo de 1080p, mas ligado à mesma qualidade da fonte original. Caso deseje apenas o áudio também pode fazer download da versão mp3.

Twitter

Para fazer download de vídeos do Twitter, basta copiar o link do tweet com o vídeo e colá-lo da mesma forma, neste caso há dois websites que dão conta do serviço: o TwitterVideoDownloader e o twdownloader.net. Em ambos basta colar o endereço e ver as opções disponíveis no que diz respeito a resoluções. Por norma apenas pode fazer o download da qualidade exata do vídeo inserido no post. De notar que se por alguma razão o vídeo não der para fazer o download, isso pode ser devido à conta da sua fonte ser privada e não pública.

Instagram

Para vídeos do Instagram, o website Download Instagram Videos dá conta do recado. Pode aceder ao Instagram no PC (para tal é agora obrigado a estar autenticado, pois a rede social já não permite navegação anónima) e no respetivo post do vídeo, prima nos três pontinhos do post e escolha a opção copiar a ligação. Cole-a na caixa do website e prima download. Se tudo correr bem, o vídeo vai começar a correr nessa mesma janela e poderá premir os três pontinhos no canto inferior direito do vídeo onde tem a opção “transferir”.

Facebook

Os vídeos do Facebook podem ser gravados no computador no website Getfvid. E o sistema é semelhante. Terá de copiar o link do post com o vídeo e colar na caixa de texto. Se tudo correr bem, vai aparecer o thumbnail do vídeo com diferentes opções de download, inclusivamente em mp3, apenas áudio. O sistema gera ainda um código QR, caso queira fazer o download diretamente para um smartphone.

Vimeo

O Vimeo não é tão popular e é uma rede social mais virada para profissionais, sendo necessário criar uma conta e pagar uma subscrição para ter diferentes opções para o alojamento dos vídeos. Para fazer download dos conteúdos basta copiar o respetivo link do vídeo e colá-lo no Vimeo Downloader. Em baixo vai aparecer a janela com o vídeo com a opção de fazer o download em mp4 ou convertê-lo em mp3.

O How To TeK é uma nova rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.