Se é um entusiasta do multitasking que está sempre a preparar vários projetos em simultâneo, há uma funcionalidade do Windows 10 pensada em si. A mais recente versão do sistema operativo da Microsoft permite criar múltiplos ambientes de trabalho para que possa “separar às águas” e manter tudo organizado.

Por exemplo, imagine que vai mostrar o que se está a passar no seu computador numa reunião virtual ou apresentação online, mas tem imensas janelas abertas e não quer criar “confusão” visual. Pode simplesmente criar um novo ambiente de trabalho e voltar ao anterior quando terminar.

Para manter a produtividade “em alta”, pode alternar entre ambientes de trabalho sempre que precisar, usando apenas uma combinação de teclas, ou ainda arrastar janelas de um destkop para outro a partir do menu de “Vista de Tarefas”.

Clique na galeria para saber como criar e usar múltiplos ambientes de trabalho virtuais no Windows 10

Siga estes passos:

1 – Clique na barra de tarefas com o botão direito do rato e ative a opção “Mostrar o botão da Vista de Tarefas”.

2 – Na “Vista de Tarefas”, poderá ver todos os programas que estão abertos num determinado momento, ou ainda consultar outros que abriu ao longo do dia. Para criar um novo desktop virtual escolha a opção “Novo ambiente de trabalho” no topo do menu apresentado. Alternativamente, pode pressionar a tecla Windows, Ctrl e D.

3 – O seu novo ambiente de trabalho foi criado. Para ver todos os desktops ativos pode também pressionar a tecla Windows e a tecla Tab. Para navegar rapidamente entre ambientes de trabalho, pressione as teclas Windows, Ctrl e de navegação para a esquerda ou direita.

4 – Quer passar uma janela de um ambiente de trabalho para outro? Entre na “Vista de Tarefas” e arraste-a para o novo desktop virtual.

5 – Quando quiser encerrar um ambiente de trabalho pode pressionar as teclas Windows, Ctrl e F4. Pode também fazê-lo através da “Vista de Tarefas”, clicando no botão de encerrar por cima do ícone do desktop virtual em questão.

O How To TeK é uma nova rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.