Os filtros e os efeitos podem fazer autênticos "milagres", ou apenas dar outro "toque" ao conteúdo, e por isso são muitas vezes uma das opções escolhidas para os vídeos das redes sociais, nomeadamente para o TikTok. Para além da própria galeria de filtros disponibilizada pela aplicação, pode ainda aproveitar efeitos de outras redes sociais e vídeos editados noutras apps. Neste How to TeK mostramos-lhe quatro formas de conseguir filtros diferentes para usar na rede social, cada vez mais popular e, no meio de tanta opção, difícil vai ser escolher.

Com Donald Trump decidido a banir a app chinesa dos Estados Unidos, a não ser que a Microsoft avance para a sua aquisição, em Portugal a situação é totalmente diferente. Os utilizadores têm liberdade total para darem uso à sua criatividade e os efeitos podem dar uma ajuda.

A opção mais rápida e fácil: utilizar os filtros do TikTok

A rede social, tal como o próprio Instagram, Facebook e Snapchat, integra uma galeria com vários filtros. No caso do TikTok os efeitos estão organizados em diversas categorias: populares, novo, divertido, beleza, efeitos especiais e acessórios. Entre máscaras apropriadas em pleno contexto de pandemia, a filtros que aplicam maquilhagem ou que distorçam a cara, variedade não falta e é uma questão de explorar.

Confira os passos:

1 - Entrar no Tiktok e clicar no ícone central da app que permite publicar conteúdos.

2 - Abrir a câmara e clicar na opção "Filtros"

3 - Escolher o filtro

Caso tenha filtros preferidos, a rede social permite organizá-los em favoritos. Veja na imagem como o pode fazer.

Filtros TikTok
Escolher um filtro do TikTok como favorito

Utilizar filtros de outros posts do TikTok

Através da rede social pode experimentar e gravar filtros aplicados em vídeos que as pessoas publicam no TikTok. Para isso basta clicar no efeito exibido no vídeo e adicionar aos favoritos. Desta forma, o filtro é adicionado de forma automática e pode utilizá-los nas próximas publicações.

Os passos são simples:

1 - Clicar no efeito do vídeo

2 - Adicionar o efeito aos favoritos

Apps de edição de vídeos também podem dar uma ajuda

As aplicações de vídeo podem ser uma boa alternativa para conseguir filtros mais diferenciados, tendo em conta que cada app oferece os seus próprios efeitos e recursos. Opções como FILMR, InShot e Likee permitem aplicar zoom, alterar fundos, inserir efeitos de transição e de câmara e ajustes de velocidade especiais. Além disso, pode adicionar, por exemplo, legendas, stickers ou música.

Para publicar os vídeos no TikTok basta editar o conteúdo na aplicação de edição, guardar o conteúdo no telemóvel e publicar na rede social através da galeria.

Outro truque possível: usar filtros e máscaras de outras apps

Tal como já foi referido, o Instagram, Facebook e Snapchat também têm os seus próprios filtros e as suas próprias máscaras. As plataformas podem integrar efeitos que a rede social não integra e que pode querer utilizar nos vídeos que pretende publicar no TikTok.

Mais uma vez, tem apenas de gravar os vídeos nas apps que escolher e transferi-los para a galeria do telemóvel. Assim que quiser pode publicar o vídeo no TikTok.

O How To TeK é uma rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.