Imagine que está a fazer o download de uma aplicação para o seu smartphone Android através da Play Store. Clicou no botão “Instalar”, mas a aplicação “teima” em ser descarregada, com a barra de carregamento a estagnar, e ficar preso numa espécie de “loop” quase infinito de tentativas falhadas.

A solução nem sempre é assim tão óbvia quanto parece. Por vezes, a causa do problema pode estar em algum pequeno glitch da própria aplicação ou, então, a sua ligação à Internet ficou instável de um momento para o outro, sem esquecer a possibilidade de haver alguma falha no que toca à sua conta Google.

Para ajudá-lo a ter uma melhor experiência na loja de aplicações da Google, apresentamos-lhe cinco possíveis soluções que pode recorrer quando não conseguir fazer o download de uma aplicação, incluindo fazer uma limpeza à cache da Play Store, recordando que no How To TEK também já lhe explicamos como pode apagar o seu histórico.

Clique na galeria para saber o que pode fazer quando não consegue fazer downloads na Play Store

Siga estes passos:

1 – Por vezes, a causa do problema pode estar numa falha de ligação. Experimente desligar e voltar a ligar o Wi-Fi ou os seus dados móveis.

2 – Faça uma limpeza à cache da Play Store. Na secção de Definições do seu smartphone Android, clique em “Aplicações” e, depois, percorra a lista até encontrar a app da Play Store. Escolha depois a secção “Armazenamento”.

3 – Clique em “Limpar a cache”.

4 – Outra das formas de solucionar o problema é forçar a paragem da app. Na secção da Play Store em “Aplicações” clique em “Forçar paragem”.

5 – Há também a opção de desinstalar e voltar a instalar as atualizações da Play Store. Clique no ícone com três pontos verticais.

6 – Selecione “Desinstalar atualizações”.

7 – Clique em “OK”. De seguida, volte a abrir a app e tente fazer o download pretendido.

8 – Se ainda não conseguiu solucionar o problema, experimente remover e voltar a adicionar a sua conta Google. Nas Definições, vá a “Contas e cópia de segurança”.

9 – Selecione a sua conta Google.

10 – Clique em “Remover conta”.

11 – Para reverter o processo, vá novamente a “Contas e cópia de segurança” e escolha a opção “Adicionar conta”.

12 – Insira o seu email e as suas credenciais. Se tem a autenticação de dois passos ativada, ser-lhe-á pedido que confirme a sua identidade.

13 – Quando terminar, volte à Play Store e verifique se a sua conta está novamente associada.

14 – Se tudo falhar, sempre pode reiniciar o seu equipamento.

No How To TeK queremos ajudar todos os leitores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.