Será que o dark mode é uma “moda” que veio para ficar ou algo verdadeiramente útil? A verdade é o modo de visualização mais escuro acaba por trazer vantagens, permitindo um consumo mais sustentável de energia, e já são muitas as empresas tecnológicas que se que disponibilizam a opção nos seus websites e aplicações.

Se é um leitor assíduo das publicações do SAPO TEK já deve ter reparado num novo pormenor no topo da página. Agora, ao navegar pelo website no browser no PC ou no smartphone, é possível ajustar a cor de fundo das páginas que visita.

A novidade foi estreada hoje, com o lançamento da tab Planeta no SAPO, dedicada à sustentabilidade, a assinalar o Dia Mundial do Ambiente.

How to TEK: O “dark mode” já chegou ao SAPO TEK. Saiba como ativá-lo no seu browser
Novas opções de visualização no SAPO TEK. O modo de funcionamento é muito intuitivo e pode escolher a opção que mais se adequa às suas necessidades.

Para passar para o dark mode é tão simples quanto clicar na opção “Escuro”. Caso prefira, poderá também configurar a página para se manter mais clara.

Veja o antes e depois em diferentes browsers

How to TEK: Como prolongar a vida útil da bateria do seu smartphone
How to TEK: Como prolongar a vida útil da bateria do seu smartphone
Ver artigo

Após ter experimentado o dark mode em vários browsers, o SAPO TEK notou que em alguns casos, como no do Firefox da Mozilla, poderá ser necessário fazer uma atualização ao navegador web para que a nova funcionalidade opere a 100%. No Edge também há ainda limitações.

Recorde-se que além de ser menos agressivo para os olhos, o modo mais escuro pode ajudá-lo a visualizar os conteúdos quando está em lugares menos iluminados. Além disso, poderá fazer com que o seu equipamento a consuma menos energia, algo que pode ser útil quando está a navegar na web num portátil ou no smartphone e quer poupar a bateria.

O How To TeK é uma nova rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.