Hoje é o Dia Mundial da Password e, para assinalar a data, a Google anunciou que começou a disponibilizar o suporte às passkeys nos seus serviços. As passkeys, ou chaves de acesso em português, dão aos utilizadores a possibilidade de fazerem login nas contas sem terem de usar uma password, precisando apenas de desbloquear o smartphone.
A novidade enquadra-se nas medidas que a gigante de Mountain View tem vindo a tomar tendo em vista um futuro “passwordless”. Ainda no ano passado, a empresa, assim como a Apple e a Microsoft anunciaram que iam passar a disponibilizar suporte aos padrões de autenticação FIDO sem palavra-passe.
Anteriormente, a tecnológica já tinha detalhado os passos que estava a tomar para assegurar o suporte a este método de autenticação no Google Chrome, assim como no sistema operativo Android.
Como explica a Google, é possível criar chaves de acesso em computadores, sejam portáteis ou desktop, que tenham, pelo menos, o Windows 10 ou o macOS Ventura como sistema operativo.
Já no que toca a smartphones é necessário um equipamento que tenha, pelo menos, o Android 9 ou o iOS 16, com um sistema de bloqueio de ecrã e o Bluetooth ativado. Note que, se tem um smartphone Android e fez login na conta Google neste dispositivo é possível que já tenha uma chave de acesso automaticamente registrada.
Ao configurar a funcionalidade, seja no computador ou smartphone, deve utilizar o Google Chrome (na versão 109 ou superior); o Edge (na versão 109 ou superior) ou o Safari (na versão 16 ou superior).
Há também a possibilidade de criar passkeys através de uma chave de segurança física que seja compatível com o protocolo FIDO2.
A tecnológica avisa que os utilizadores devem apenas criar chaves de acesso em equipamentos que controlam. “Mesmo que saia da sua conta Google, uma vez que cria uma passkey num equipamento, qualquer pessoa que o possa desbloquear pode fazer login na conta com a chave de acesso”, realça a empresa.
Clique nas imagens para ver como ativar a autenticação sem password na conta Google
Siga estes passos:
1 - Na página inicial do Google, clique no seu ícone e depois em “Gerir conta Google”. Alternativamente, aceda diretamente ao menu de definições a partir desta ligação: myaccount.google.com
2 - Selecione a opção “Segurança” no menu à esquerda.
3 - Na secção “Como iniciar sessão na Google” clique em “Chaves de acesso”
4 - Escolha “Utilizar chaves de acesso”. Para criar uma passkey, clique em “Criar chave de acesso” no fundo da página, seguindo as instruções apresentadas.
5 - Depois de ativar este método de autenticação, quando fizer login pela primeira vez terá de usar a câmara do smartphone ou tablet para ler um código QR. Se optou por uma chave de segurança física esta é altura de a utilizar. Clique em “Continuar” para avançar.
6 - Selecione o dispositivo que tem a chave de acesso para a sua conta.
7 - Use a câmara do smartphone ou tablet para ler o código apresentado.
8 - Clique em “Permitir” para autorizar que “o Chrome encontre, determine a posição relativa aos dispositivos próximos e se ligue aos mesmos”.
9 - No equipamento escolhido, clique em “Permitir para avançar. Se desejar, pode selecionar a opção “Memorizar este computador”. A partir deste ponto pode utilizar o método de desbloqueio do equipamento (pin, de impressão digital, ou reconhecimento facial) para completar o processo de login.
O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Mats Steen: a história de um jogador de World of Warcraft que foi além do virtual -
App do dia
Sky Force Reloaded: Um clássico arcade renovado para o século XXI -
Site do dia
Transcreva ficheiros áudio e vídeo em várias línguas e formatos com o Yescribe.ai -
How to TEK
Cansado de respostas na pesquisa do Google com elementos de IA? Saiba como desativar
Comentários