Em outubro, a Google anunciou que o suporte aos padrões FIDO de autenticação sem passwords ia chegar ao Google Chrome, começando pelo Chrome Canary, a versão para developers do navegador. O suporte às chaves de acesso, também conhecidas como passkeys, chega agora à mais recente versão estável (M108) do browser.

Recorde-se que, com o suporte às passkeys, que ficam armazenadas no smartphone, os utilizadores precisam apenas de desbloquear o equipamento, verificando a sua identidade por meio de um pin, de impressão digital, ou reconhecimento facial, quando querem fazer login ou se registar num website ou aplicação.

Clique nas imagens para mais detalhes 

A Google explica que, na versão mais recente do Chrome, o suporte a passkeys será compatível com Windows 11, macOS e Android. No caso do sistema operativo mobile, as chaves de acesso serão sincronizadas através do gestor de passwords da Google ou, em futuras versões, por qualquer outra solução de gestão que seja compatível.

As passwords estão mortas? Saiba como funciona a nova norma de autenticação e o que vai mudar
As passwords estão mortas? Saiba como funciona a nova norma de autenticação e o que vai mudar
Ver artigo

De acordo com a Google, para que as chaves de acesso funcionem como esperado é necessário que os developers integrem o suporte ao sistema nos seus websites, recorrendo para tal à API WebAuthn.

“Permitir a utilização de passkeys é um grande marco, mas o nosso trabalho não está terminado”, realça a empresa. “Ainda demorará algum tempo até que a tecnologia seja amplamente adoptada nos websites e estamos a trabalhar em permitir a utilização das chaves de acesso no iOS e Chrome OS”.

Recorde-se que, segundo a FIDO Alliance, que criou o padrão de autenticação com o World Wide Web Consortium (W3C),  através da colaboração entre a Google, Microsoft e Apple, o sistema de autenticação permitirá que os utilizadores acedam às credenciais FIDO em múltiplos equipamentos sem a necessidade de passarem pelo processo de configuração de contas em cada um deles.