Os fusos horários que organizam o tempo à volta do mundo são essenciais para facilitar as comunicações entre diversos lugares. Mas não é fácil ter sempre “na ponta da língua” a conversão exata de um fuso horário para outro.

Se tem uma reunião virtual marcada para um horário que não é o de Lisboa ou se quer acompanhar uma transmissão online de outro país a tempo e horas, pode recorrer a algumas ferramentas gratuitas que lhe facilitam a vida.

Se usa um computador com o sistema operativo Windows 10, por exemplo, vai encontrar na aplicação “Alarmes e Relógio” um útil aliado. Além de poder marcar lembretes para não se esquecer dos afazeres mais importantes enquanto trabalha ou de cronometrar atividades, poderá ver que horas são em determinadas zonas do mundo.

Siga estes passos:

  1. Selecione a aplicação “Alarmes e Relógio” da lista que lhe surge ao abrir o menu de Início
  2. Clique no ícone com o símbolo “+” no canto inferior direito para adicionar uma nova zona
  3. Escolha a zona pretendida na barra de pesquisa.
  4. Escolha a opção “Comparar” no canto inferior direito para saber, por exemplo, que horas seriam em Nova Iorque quando o relógio bate o meio-dia em Lisboa. Arraste a barra azul para ver os horários a mudar.

Clique na galeria para saber como converter fusos horários

Já no mundo online existem múltiplas ferramentas que o podem ajudar a determinar corretamente os fusos horários. Através do Google é possível fazer a conversão facilmente. Necessita apenas de escrever a hora de um determinado local acompanhada de “para hora de Lisboa” ou “para GMT” (Greenwich Mean Time), por exemplo. Atenção: uma vez que estamos em hora de Verão, não se deve esquecer de lhe adicionar um “+1” ao GMT.

Conversão de fusos horários através do Google

Além disso, pode usar o Google Calender para não perder o “fio à meada” e determinar corretamente as horas dos seus compromissos mais internacionais.

Siga estes passos:

  1. Selecione a data pretendida e clique em  “Adicionar hora”
  2. Clique em “Fuso horário”.
  3. Escolha o fuso horário na lista e clique em “OK”
  4. Marque a hora de começo e fim do evento e adicione mais informações, como local ou descrição caso preferir.
  5. Selecione a opção “Guardar”. Quando verificar a sua agenda, notará que a hora do evento já está convertida para o fuso horário local.

Para esclarecer todas as suas dúvidas horárias pode recorrer ao popular website Time and Date. Além de contar com várias ferramentas que permitem consultar o estado meteorológico de qualquer ponto do mundo, a plataforma dispõe de um conversor de fusos horários, que surgem em duas versões, uma atualizada e outra mais “old school”.

Enquanto que na primeira pode fazer a comparação de horários pesquisando por cidades, a segunda dá a possibilidade de determinar o fuso horário por abreviatura, para muitos um dos aspetos mais confusos do sistema que regula os horários do mundo.

Siga estes passos:  

  1. Introduza as cidades cujo horário pretende comparar.
  2. Ajuste a data e a hora.
  3. Se desejar, pode selecionar a opção “Show Time Difference” para ver a diferença horária.

As ferramentas do Time and Date estão disponíveis tanto no website como numa aplicação para o smartphone que pode ser encontrada na Play Store, para Android, e na App Store, para iOS.

O How To TeK é uma nova rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.