O Google Maps é uma útil ferramenta de navegação e no How to TEK já lhe demos a conhecer como pode explorar algumas das suas funcionalidades alternativas. Mas, por vezes, a aplicação pode ter dificuldade em apresentar corretamente a sua localização, uma situação que pode dar origem a frustrações desnecessárias, em especial, quando precisamos mesmo de saber onde estamos ou como chegar a um determinado local.

A Google explica que quando a aplicação não tem a certeza acerca da localização do utilizador, é apresentado um círculo azul claro em torno do ponto azul. Quanto menor for o círculo, mais certeza a aplicação tem do local onde o utilizador está. Por exemplo, se não conseguir encontrar o ponto azul ou se este for apresentado a cinzento é um sinal de que o Google Maps não conseguiu encontrar a sua localização atual.

Se tem um smartphone Android, uma das formas de solucionar o problema é calibrar a bússola do Google Maps. Além disso, a Google também recomenda ativar o modo de Alta Precisão, que recorre ao GPS, WiFi e redes móveis para calcular a sua localização de forma mais exata.

Clique na galeria para saber o que fazer quando o Google Maps não apresenta corretamente a sua localização

Siga estes passos:

1 – Depois de abrir o Google Maps, clique no ponto azul que representa a sua localização. Se não o encontrar, clique no ícone “A sua localização”.

2 – Escolha a opção “Calibrar a bússola”.

3 – Incline o seu smartphone, movendo-o no formato de um 8, até que a bússola esteja calibrada.

4 – Nas definições do seu smartphone Android, verifique se o sistema está a utilizar GPS, WiFi e redes móveis para calcular a sua localização.

O How To TeK é uma nova rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.