Para comemorar os 75 anos sobre a descoberta das grutas de Mira de Aire, no concelho de Porto de Mós, no distrito de Leiria, foi criada uma nova aplicação de smartphones para os visitantes. A app de audioguia, desenvolvida com conteúdos originais com a colaboração da Sociedade Portuguesa de Espeleologia (SPE), promete ser um companheiro informativo dos visitantes.

A app dá a conhecer a história e lista 26 pontos de interesse das grutas, com informações disponíveis em cinco idiomas de áudio: português, inglês, espanhol, francês e alemão. Inclui ainda a língua gestual e uma versão infantil pensada para crianças, aguçando a sua curiosidade sobre os fenómenos da formação das grutas.

O guia virtual da aplicação foi inspirado em Ernesto Morais, o explorador que descobriu a grutas há 75 anos. Este dá explicações na primeira pessoa e conta as histórias das grutas aos visitantes. Com este recurso, espera-se que as visitas sejam mais acessíveis, com informação oferecida de forma mais inclusiva e a qualquer visitante estrangeiro. O explorador dá indicações, conta curiosidades, explica algumas das suas formações e partilha histórias, incluindo as dificuldades que os descobrires tiveram na altura. Toda a informação foi trabalhada com base em informação científica fornecida pela SPE.

Veja na galeria imagens da aplicação das Grutas de Mira de Aire:

Em declarações à Lusa, André Coelho, da empresa Realizasom, responsável pela app, disse que basta os visitantes descarregarem a aplicação gratuitamente para o smartphone e poder ouvir as discrições as vezes que desejar e fazer a sua visita de forma autónoma.

Ao todo, as grutas de Mira de Aire têm 11 quilómetros, sendo consideradas as maiores entre as conhecidas de Portugal, mas apenas 600 metros são visitáveis, a uma profundidade máxima de 100 metros. Essa é a área abrangida pela aplicação nos seus 26 pontos de interesse.

Pode fazer o download da aplicação para smartphones iOS e Android, considerando que esta pode ser utilizada em offline, incluindo o acesso aos seus áudios, vídeos, textos e imagens que acompanham as discrições.

Como curiosidade, as grutas de Mira de Aire foram abertas ao público no dia 11 de agosto de 1974 e já recebeu mais de sete milhões de visitantes.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.