Os rumores acerca das novidades que vão chegar ao novo Android 12 já circulam na Internet, com indicações de que o novo sistema operativo pode incluir a opção de “hibernar” apps, assim como um reforço da privacidade e funcionalidades “inspiradas” no iOS 14. Agora, a Google deu a conhecer ao mundo a primeira preview do sistema operativo para programadores.

Segundo o roadmap traçado pela gigante de Mountain View, a chegada de novas versões experimentais para developers vai até abril deste ano. Segue-se o lançamento de várias versões beta ao longo dos meses de maio, junho, julho e agosto. Para já, ainda não há uma data concreta para a apresentação final do sistema operativo.

Android 12 | Roadmap Google
créditos: Google

Entre as “pistas” deixadas pela preview encontram-se, por exemplo, funcionalidades específicas para smartphones Pixel, mas também mudanças no design de várias ferramentas e até alterações na interface do sistema operativo.

Clique nas imagens para conhecer algumas mudanças que poderão chegar ao Android 12

O website 9to5Google avança que um dos grandes focos da Google parece centrar-se em torno do multimédia. O leitor multimédia nativo conta com melhorias, além de uma interface renovada, com botões de controlo maiores, e que promete maiores facilidades de navegação. Existe também uma nova forma de emparelhar o dispositivo, por exemplo com colunas ou auriculares, via Bluetooth, assim como novas formas de organizar apps multimédia nas definições.

O menu de definições do sistema operativo apresenta também mudanças, as quais foram também destacadas por Mishaal Rahman, do portal XDA-Developers, através do Twitter. Em questão estão uma nova barra de pesquisa no topo do menu, pequenos detalhes estéticos, como a cor do fundo de cada uma das secções. Há também mudanças na forma como certos botões surgem, bastando apenas deslizar com o dedo sobre os mesmos para ativar ou desativar certas funções.

A partilha de passwords de Wi-Fi com outros utilizadores que estejam por perto é outra das funcionalidades que poderá chegar ao sistema operativo, seja através de códigos QR ou de uma nova ferramenta disponível.

As notificações que surgem no topo do ecrã registam também pequenas mudanças a nível estético, assim como uma funcionalidade que permite colocar as notificações em pausa durante determinados períodos de tempo.

A Google introduziu uma ferramenta que permite ao utilizador contactar mais rapidamente serviços de emergência quando se encontra numa situação de perigo. Para ativar a “Emergency SOS” é necessário pressionar o botão “Home” do smartphone cinco vezes seguidas. A funcionalidade contactará os serviços de emergência locais de seguida, apresentando um ecrã onde pede ao utilizador que permaneça calmo enquanto todo o processo de ligação decorre.

Além disso, ao Android 12 poderá chegar uma funcionalidade pensada para gamers, com a Google a indicar que as apps podem gerar feedback háptico através do audio, apresentando assim mais oportunidades para experiências de jogo mais imersivas.

No entanto, recorde-se que ainda é demasiado cedo para perceber se todas as novas funções e mudanças que vão sendo encontradas nas previews para programadores vão chegar, de facto, à versão final do Android 12. Até ao lançamento da versão final, todas as funcionalidades estão sujeitas a múltiplas alterações.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.