O Android Wear caiu uma posição no pódio de sistemas operativos mais populares no segmento dos smartwatches. De acordo com os últimos dados da Strategy Analytics, o OS da Google foi ultrapassado pelo Tizen que é agora o segundo mais utilizado do mercado, apenas atrás do watchOS, da Apple.

tek os smartwatches

Este é um sistema open source que tem vindo a ser maioritariamente desenvolvido pela Intel, pela Linux e pela Samsung e, dizem os especialistas no sistema, que concretizou a ultrapassagem à concorrente durante o primeiro trimestre deste ano.

O Tizen tem sido largamente integrado pela Samsung nos seus aparelhos. Para além dos vários smartwatches, a gigante sul-coreana tem recorrido com mais frequência a este OS para dar vida aos seus frigoríficos inteligentes e aos seus óculos de realidade virtual.

Análise TeK: o Samsung Gear S3 é a prova de que as pessoas deviam dar atenção aos smartwatches
Análise TeK: o Samsung Gear S3 é a prova de que as pessoas deviam dar atenção aos smartwatches
Ver artigo

A empresa é, de resto, das poucas a contar com o sistema operativo nos seus relógios, pelo que esta conquista se deve quase exclusivamente às vendas da gama Gear.

O Android tem ficado para trás nesta corrida por várias razões. Para além de ser um sistema menos flexível que o Tizen, o lançamento da nova versão 2.0 foi sucessivamente atrasada, chegando ao mercado apenas nos primeiros meses de 2017. Por outro lado, a maior crítica feita ao Tizen sustenta-se na falta de aplicações disponíveis.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.