Já está disponível a app para Android do ChatGPT. O chatbot de inteligência artificial generativa da OpenAI ficou disponível no final do ano passado, através do site da empresa. Em maio foi lançada uma app da ferramenta para iOS e chega agora a versão para smartphones com Android, que pode ser descarregada via Google Play.

Para já a app do ChatGPT para Android está apenas disponível para utilizadores nos Estados Unidos, Índia, Bangladesh e Brasil, mas a OpenAI já garantiu que na próxima semana chegará a mais países. Quem acede ao Google Play a partir de Portugal vai encontrar a app com indicação de que estará disponível em breve. Atenção nesta pesquisa, que devolve vários resultados - deve escolher a app da OpenAI.

A partir da aplicação no telemóvel, quem já usa o serviço no computador, vai conseguir ter acesso ao histórico de conversas iniciadas no PC e, da mesma forma, as interações realizadas através do telemóvel também ficam registadas na conta e mantêm-se acessíveis se o utilizador voltar a aceder à plataforma através do PC.

Os utilizadores podem dar instruções por voz para interagir com o ChatGPT, para conversar com o sistema de inteligência artificial sem terem de escrever. Tal como faz para as respostas escritas, a OpenAI promete uma aproximação do nível humano no que diz respeito à robustez e assertividade do reconhecimento da língua, respetivos sotaques, distinção do ruído de fundo e compreensão de linguagem técnica.

A versão paga do serviço está também acessível a partir da app. O ChatGPT Plus dá acesso a recursos adicionais e tem por base o modelo de linguagem mais recente da OpenAI, o GPT-4, que também está já integrado no Bing, da Microsoft.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe

A concorrer com o ChatGPT está também já no mercado o Bard, da Alphabet. O chatbot da dona da Google não tem uma app própria. Está disponível através do browser, também a partir de Portugal, e suporta interações em mais de 40 idiomas.

A versão mais recente da plataforma trouxe novas funcionalidades e recursos que permitem personalizar a experiência, seja em termos criativos ou na capacidade de realizar mais tarefas.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.