A entrada no novo ano é muitas vezes sinónimo de mudança e de novidades, incluindo para a Google. Na edição de 2022 da CES, a tecnológica de Mountain View dá a conhecer que está a fazer melhorias ao ecossistema interconectado do Android e que há uma série de novas funcionalidades que vão chegar ao longo do ano.

A empresa explica que, ao longo dos anos, tem vindo a desenvolver o seu sistema operativo de modo a para oferecer suporte a mais dispositivos: de relógios e tablets a TVs e até carros, lembrando que além do Android, o seu trabalho inclui computadores portáteis e dispositivos domésticos inteligentes.

A primeira das novidades reveladas relaciona-se com a configuração de novos dispositivos, um processo que, por vezes, pode trazer algumas “dores de cabeça”. Através do Fast Pair, que já ajudou os utilizadores a ligarem os seus smartphones Android a acessórios Bluetooth mais de 100 milhões de vezes, a Google promete simplificar o processo de configuração.

A tecnológica quer levar o Fast Pair ao próximo nível, indo além da conectividade de áudio com wearables, auscultadores, microfones e carros e entrando no mundo das TVs e dispositivos domésticos inteligentes. De acordo com a Google, dentro de algumas semanas, quando os utilizadores ligarem os seus auscultadores compatíveis com o Fast Pair, os seus Chromebooks vão detetar e emparelhar automaticamente com um único clique.

Clique nas imagens para mais detalhes sobre as novidades da Google

Quem comprar um novo Chomebook neste ano poderá também usar o seu smartphone Android para configurar rapidamente e obter acesso imediato a todas as informações já gravadas. Nos próximos meses, a funcionalidade de desbloqueio de Chromebooks, assim como de smartphones e tablets Android, a partir de smartwatches Wear OS emparelhados.

Já a partir do final deste ano estão previstas novidades nas chaves de carro digitais, para smartphones com tecnologia Ultra Wideband (UWB). “Estamos a trabalhar para trazer as chaves digitais do carro para mais smartphones Android e veículos ainda este ano”, afirma a empresa.

Ainda a propósito de carros, em breve será também possível pedir uma ajuda adicional ao Google Assistant através de ações remotas. As funcionalidades chegarão primeiro a veículos da Volvo nos próximos meses e que outras marcas serão anunciadas ao longo dos próximos meses.

A Google indica que está a desenvolver uma tecnologia para auscultadores com Bluetooth que permitirá que estes troquem automaticamente o áudio para qualquer dispositivo que o utilizador esteja a ouvir e que estará disponível em dispositivos compatíveis nos próximos meses.

Integração de apps Android no Windows 11 já começou a ser testada
Integração de apps Android no Windows 11 já começou a ser testada
Ver artigo

Serão adicionadas novas funcionalidades ao Phone Hub nos Chromebooks ao longo deste ano e que darão aos utilizadores a possibilidade de acederem às aplicações de mensagens do smartphone, mesmo que este não esteja por perto, assim como de acederem às suas fotos e vídeos do Camera Roll.

A empresa está também focada no desenvolvimento para outras plataformas, como o Windows. Ao conectarem o seu smartphone Android a um PC Windows através do Fast Pair, os utilizadores poderão configurar rapidamente os acessórios Bluetooth, sincronizar mensagens de texto e partilhar arquivos com o Nearby Share. “Estamos a trabalhar com a Acer, HP e a Intel para trazer, pela primeira vez e ainda este ano, estas experiências para PCs com Windows selecionados, ainda este ano”, detalha a tecnológica.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.