Tem um smartphone Android e está a ter dificuldades em aceder a aplicação da Google? Não é o único. Um pouco por todo o mundo, incluindo em Portugal, centenas de utilizadores estão a queixar-se do mesmo problema.

São vários os utilizadores que indicam através das redes sociais que não conseguem usar a aplicação, em particular, depois de terem instalado a mais recente atualização, recebendo mensagens de erro. Ao que tudo indica, o problema estará também a impactar o funcionamento de outras apps do ecossistema da gigante de Mountain View.

Em Portugal, especificamente, os dados do website Downdetector dão a conhecer que os problemas começaram a ser notificados pelos internautas durante a madrugada de hoje, intensificando-se a partir das 06h (hora de lisboa) e atingindo um pico por volta das 07h e ainda outro pelas 09h36. 59% das queixas relacionam-se precisamente com falhas no acesso através do smartphone.

Em declarações ao SAPO TEK, fonte oficial da Google explicou que a empresa tem "conhecimento de que a app Google no Android não está a funcionar como seria expectável para alguns utilizadores". "Estamos a trabalhar para solucionar o problema", avançou.

Recorde-se que, nas últimas semanas, têm sido algo frequentes as falhas no acesso a vários serviços e plataformas online. Ainda na semana passada, problemas técnicos nos sistemas da Akemai causaram disrupções em múltiplos websites, incluindo de serviços bancários e companhias aéreas na Austrália e da Bolsa de Hong Kong. A Akemai  afirmou em comunicado que estava ciente do problema e a trabalhar para restabelecer os serviços o mais rapidamente possível, algo que aconteceu cerca de uma hora depois dos problemas de acesso terem começado.

Vários websites estiveram em baixo, incluindo serviços públicos britânicos e a Casa Branca
Vários websites estiveram em baixo, incluindo serviços públicos britânicos e a Casa Branca
Ver artigo

As perturbações surgiram poucos dias depois de muitos dos principais websites do mundo se terem desligado brevemente devido a um problema com software na Fastly, outra grande empresa de serviços web. A empresa atribuiu o problema a um 'bug de software' que foi desencadeado quando um cliente alterou uma configuração.

Nota de redação: A notícia foi atualizada mais informação relativa à resposta da fonte oficial da Google. (Última atualização: 11h45)

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.