Em maio de 2021, a Google anunciou que ia fazer mudanças à Play Store, passando a incluir uma secção de privacidade dedicada aos dados recolhidos pelas apps. A novidade começou a chegar à loja digital este ano, no entanto, a gigante de Mountain View poderá passar a esconder a outrora habitual lista de permissões requeridas pelas apps.

Como detalha Mishaal Rahman, do website Ars Technica, no Twitter, à medida que se aproxima a data limite para os programadores indicarem que tipos de dados é que as suas apps recolhem, a lista de permissões parece ter desaparecido tanto na versão mobile da Play Store como na versão para o browser.

A nova secção de segurança dos dados parece semelhante à lista de permissões. Porém, a diferença está na forma como os dados são gerados. Anteriormente, a lista de permissões requeridas era gerada através de uma análise automática realizada pelos sistemas de segurança da Google.

Agora os programadores têm obrigatoriamente de dizer aos utilizadores o tipo de dados recolhidos pelas suas aplicações, num processo que não depende da Google.

Google reforça privacidade com secção dedicada aos dados recolhidos pelas apps da Play Store
Google reforça privacidade com secção dedicada aos dados recolhidos pelas apps da Play Store
Ver artigo

Embora indique que continue a rever todas as apps submetidas à sua loja digital, a empresa indica que os developers são “responsáveis por fazerem declarações completas e fidedignas” relativamente às suas criações e que não lhe cabe “fazer determinações em nome dos programadores acerca da forma como tratam dos dados dos utilizadores.

Note-se que a tecnológica já tinha dado a conhecer que todos os programadores que tentarem violar as suas novas políticas, deturpando os dados que disponibilizam, estão sujeitos a serem penalizados.

Veja como funciona a nova secção de segurança dos dados da Play Store 

Para já a Google ainda não revelou se pretende mesmo substituir a lista de permissões pela nova secção de segurança dos dados, ou se a mudança é apenas temporária.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.