A partir de agora será mais fácil viajar para um país de língua estrangeira e sem precisar de andar com um dicionário atrás para pedir indicações. Tal como previsto, a próxima atualização do Google Tradutor irá trazer a tradução de voz em tempo real e permitirá apontar apenas a câmara do smartphone para um texto, sem a necessidade de tirar uma fotografia, para que haja uma interpretação.



A World Lens é a funcionalidade mais inovadora que está prestes a chegar ao Google Tradutor. Antes, já havia a possibilidade de tirar fotografias a manuscritos e palavras em outras línguas e traduzi-las para português, mas em breve será apenas necessário apontar a câmara do equipamento para o texto a ser traduzido, esperando que, quase instantaneamente, “a magia aconteça”.

[caption]Google Translate[/caption]

Por agora será possível traduzir somente textos em inglês para português, russo, francês, alemão, italiano e espanhol, mas a Google já disse que tem planos para incluir mais línguas na sua lista de opções para que passe a ser mais fácil, como diz a própria em comunicado, “pedir um bacalhau” num restaurante em Lisboa.



Na próxima atualização virá também a capacidade de tradução de conversas em tempo real. Para isso, basta carregar no botão, falar para o microfone e o Google Tradutor irá fazer em poucos segundos a conversão para o idioma selecionado.

[caption]Google Translate[/caption]

Estas novas funcionalidades ficarão disponíveis para Android e iOS ao longo dos próximos dias. Atualmente, o Google Tradutor é utilizado mensalmente por 500 milhões de pessoas, realizando mais de mil milhões de traduções por dia.



A Microsoft também disponibilizou recentemente a tradução de conversas em tempo real no Skype, seja no formato de videoconferência ou através da troca de mensagens escritas.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.