A Google confirmou na semana passada que o Google Maps pode agora ser integrado com o motor de jogos Unity na criação de aventuras em realidade aumentada para plataformas móveis. Esta articulação de sistemas vai ser facilitada graças uma nova API (interface de programação de aplicações), que transformará estradas, edifícios e parques em objetos de jogo, que podem ser utilizados e editados ao gosto do programador.

"Desta forma, os estúdios de videojogos vão poder reinventar o mundo, como ele é hoje, numa fantasia medieval [...] ou numa cidade pós-apocalíptica infestada de zombies", disse Clementine Jacoby, gestor de produto no departamento de APIs da Google, em comunicado.

Na prática, isto significa que os criadores de videojogos poderão passar a utilizar cenários reais para dar vida ao seu mundo virtual, tornando a cidade de cada jogador num mapa interativo. Este sistema vai muito para além daquilo que acontece em Pokémon Go, onde elementos digitais são simplesmente sobrepostos a imagens do mundo real. Neste caso, prédios, passeios e parques infantis podem ser digitalmente manipulados para adotarem uma nova estética, surgindo no display do seu telemóvel como se fossem parte integrante de um qualquer videojogo.

A Google adianta que a abertura desta API vai dar aos estúdios o acesso a um acervo com mais de 100 milhões de modelos tridimensionais de edifícios, pontos históricos, parques e estradas, que se encontram espalhados por mais de 200 países.

Mesmo que os mapas reais mudem, por efeito de obras públicas ou quaisquer outras intervenções, os mundos virtuais manter-se-ão atualizados de acordo com as últimas informações de mapeamento.

A primeira demonstração deste sistema vai ser exibida esta semana, durante mais uma edição da Game Developers Conference, em São Francisco, Califórnia.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.