Antes da alteração deste sábado, a antiga "pesquisa por voz" ainda podia ser feita através da aplicação do Google, através da barra de pesquisa ou do atalho da aplicação. O ícone do microfone executava de forma automática uma pesquisa do browser.

Agora, o ícone de pesquisa por voz foi substituído pelo ícone do Google Assistant em forma de G. O "Diz olá Google" foi agora substituído por "Pergunte ao seu Assistente".

O acesso ainda traz a interface antiga, mas a consulta é realizada pelo assistente virtual e os resultados abertos no painel deslizante. O widget de pesquisa atualizado agora corresponde ao campo na parte inferior do Pixel Launcher.

Até este sábado, o portal 9to5Google garantiu que estas alterações ainda não tinham sido implementadas em todos os telemóveis.

O assistente virtual da Google nasceu em 2016 e desde o final desse ano que fala português. Para além do Google Assistant, a empresa estendeu a compreensão do português à funcionalidade de Smart Reply que passou a poder sugerir-lhe respostas rápidas em português através da deteção automática do idioma em que escreve na app.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.