No início do ano, a Samsung anunciou o Galaxy A51 e, pelos dados da Strategy Analytics, foi este o smartphone Android mais vendido em todo o mundo no primeiro trimestre de 2020. Para além da empresa sul-coreana, que ocupa quatro dos seis lugares, no top 6 surgem apenas modelos de outra marca, a Xiaomi, numa altura em que o mercado de smartphones Android está cada vez mais a ser dominado por modelos mais acessíveis.

Com seis milhões de telefones colocados no mercado a nível global, o modelo 4G do Galaxy A51 foi o grande "vencedor" no mundo do Android nos primeiros três meses do ano. Ao garantir 2,3% de todas as vendas de smartphones com este sistema operativo (SO), o modelo que chegou a Portugal no final de janeiro ultrapassou o Xiaomi Redmi 8, que ocupa o segundo lugar da tabela. Recentemente, o Galaxy A51, como também o A71, foram atualizados para suportar ligações 5G.

Como explica o diretor-executivo da Strategy Analytics, Neil Mawston, a Samsung assumiu quatro das seis principais posições do topo de vendas global no primeiro trimestre do ano, enquanto a Xiaomi conquistou duas. O representante da empresa garante que o Galaxy A51 é popular em todas as regiões, mas sobretudo na Europa e na Ásia.

O SAPO TeK entrou em contacto com a Strategy Analytics sobre um possível top 10. A consultora explicou que foram apenas publicados os resultados dos seis smartphones mais vendidos, sugerindo que os outros quatro deverão ser, sobretudo, da Samsung.

Confira na galeria os modelos que dominam o top 6 dos smartphones Android mais vendidos nos primeiros três meses de 2020.

Consumidores estão a optar por modelos mais acessíveis

Num cenário marcado pela pandemia de COVID-19, os consumidores estão a procurar smartphones mais em conta. Pretendem sobretudo comprar um smartphone com uma boa relação de preço e qualidade, com especificações suficientemente boas a valores acessíveis. "O Android está a entrar numa era pós premium", comentou Juha Winter, diretora associada da Strategy Analytics

De acordo com a diretora da Strategy Analytics, as remessas globais de smartphones atingiram um total de 275 milhões de unidades no primeiro trimestre de 2020, com o Android a dominar. Os modelos com este sistema operativo representaram 86% de todos os telemóveis distribuídos no mundo ao longo do primeiro trimestre de 2020.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.