O Netflix anunciou esta semana que o seu serviço de streaming deixará de aparecer na Play Store a todos aqueles que utilizarem smartphones Android manipulados com root. De acordo com a empresa, a app não poderá ser descarregada para equipamentos que "não sejam certificados pela Google ou que tenham sido alterados".

Ao Android Police, um porta-voz do Netflix esclareceu que a decisão está relacionada com uma alteração nas regras de proteção dos conteúdos, uma vez que a app relega-se agora do Google Widevine. A ferramenta serve para prevenir cópias pirata dos filmes e séries integrados na plataforma e é incompatível com telefones ou tablets modificados com root.

O Netflix quer pagar-lhe para traduzir legendas
O Netflix quer pagar-lhe para traduzir legendas
Ver artigo

Numa altura em que a aplicação em questão já permite o download de conteúdos, a pirataria é certamente uma preocupação maior para a plataforma. Em teoria, é mais fácil ultrapassar a proteção de direitos de autor, que consta de todos estes ficheiros, quando eles estão descarregados para o sistema do que quando estão a ser transmitidos em stream. Em adição, uma manipulação do sistema por root dá mais poder ao utilizador, o que pode significar uma vantagem inicial para o utilizador no contorno deste tipo de segurança.

Apesar de definitiva, a medida pode, no entanto, ser facilmente ultrapassada. De acordo com o Android Police, apesar de não surgir na loja de aplicações da Google, o Netflix pode continuar a ser descarregado por APK diretamente da internet. Diz quem testou que, por enquanto, continua a funcionar perfeitamente em equipamentos com root.