A idade do condutor, a velocidade a que conduz, as condições meteorológicas, o tipo de veículo ou as horas de descanso são apenas alguns dos fatores relevantes para medir o risco de acidente.



A par de outros, como o histórico de acidentes em cada metro de estrada, estão na lista de aspetos considerados e ponderados numa aplicação móvel desenvolvida por alunos da Universidade de Aveiro, que permite avaliar, em tempo real, o risco de acidente.



Durante toda a viagem os passageiros vão recebendo informação sobre o nível de risco da viagem que estão fazer, tendo em conta os diversos fatores ponderados. A informação é apresentada por cores e numa escala de 0 a 100. Quando o nível de risco aumenta e se aproxima do máximo há um sinal sonoro para reforçar o aviso.



A aplicação foi desenvolvida por seis estudantes do 3º ano do curso de Engenharia de Computadores e Telemática do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática (DETI).



Pode ser descarregada gratuitamente no Google Play e também tem um site de apoio onde fica registado o histórico de viagens e informação sobre os riscos corridos em cada um dos trajetos.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.