O sistema da Google para automóveis, o Android Automotive OS, ganhou um novo browser, desenvolvido pela Vivaldi, que passa a estar disponível nos carros da Polestar, mais propriamente no Polestar 2.

O lançamento é uma estreia para o Android Automotive, que ainda não tinha um browser compatível, e para a empresa de software que o desenvolveu, que ainda não tinha software para veículos. O browser da Vivaldi para Android Auto é baseado na versão mobile do navegador, deixando de fora algumas funcionalidades existentes na versão para desktop, como a possibilidade de descarregar ficheiros ou ler códigos QR.

Browser Vivaldi 4.0 introduz ferramentas de tradução, mail e calendário
Browser Vivaldi 4.0 introduz ferramentas de tradução, mail e calendário
Ver artigo

O software da Vivaldi é conhecido pela preocupações com a privacidade dos utilizadores. A marca garante que nesta abordagem ao universo automóvel mantém a característica e, como tal, os dados gerados a partir da navegação em separadores privados não são guardados. Garante também que quando o utilizador quiser transferir dados entre dispositivos, fá-lo através de uma conta Vivaldi e sem que a Polestar tenha também acesso a essa informação.

A Vivaldi diz também que a segurança foi outra preocupação, neste desenvolvimento. A refleti-la está o facto de só ser possível iniciar uma pesquisa quando o carro estiver estacionado. Para além disto, e caso o utilizador esteja a assistir a um vídeo quando o carro começa a deslocar-se, o conteúdo continua a ser exibido, mas apenas com som.

A Polestar é uma marca de carros elétricos sueca, que começa a vender os seus veículos em Portugal no próximo ano. Para já, o Polestar 2 é o único carro da marca em comercialização. O veículo de estreia teve edição limitada. Em 2022, quer lançar o Polestar 3. No vídeo abaixo pode ver a nova versão do browser a funcionar no veículo.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.