A aplicação móvel é mais uma forma para se juntar a esta comunidade, que nasce com planos ambiciosos e que já atraiu alguns clientes globais de referência, como o TeK teve oportunidade de referir já num artigo anterior.



A app funciona como um complemento ao serviço online, que permite dar resposta aos pedidos de tradução que a Unbabel vai recebendo de empresas, segmento a quem dirige o serviço.



Antes de lá chegar, e para ser tradutor da Unbabel, é necessário fazer o registo no site e submeter-se a um pequeno teste, que visa atestar o conhecimento das línguas que o utilizador se propõe traduzir.



As primeiras tarefas de tradução surgem depois disso, nesta fase ainda com textos de blogs e sites e não para responder a pedidos concretos de clientes. Enquanto isso (até que o candidato a tradutor acumule 500 pontos), a avaliação da comunidade vai sendo feita, o que determina se há ou não a possibilidade de vir a ganhar algum dinheiro com esta atividade.



Os tradutores com melhor classificação (4 ou 5 estrelas) saltam para o patamar seguinte e passam a ser pagos pelas tarefas de tradução a que forem respondendo.


As aplicações que permitem estender a utilização do Unbabel ao telemóvel podem ser descarregadas para Android ou iOS.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira