A conferência Google I/O revelou muitas novidades de produtos e serviços, onde a inteligência artificial ganhou um grande protagonismo e claro, a estreia do Pixel Fold, o primeiro dobrável da tecnológica. A Google revelou ainda novidades para o Android Auto, salientando que os utilizadores passam muito tempo nos seus automóveis, destacando um relatório de que só nos Estados Unidos, os condutores passam 70 mil milhões de horas atrás do volante por ano.

É nesse sentido que os sistemas de infotainment dos veículos são mais sofisticados, com ecrãs melhores e maiores, abraçando novas aplicações e experiências. E a Google quer que o seu sistema de navegação Android Auto e Android Automotive (integrados também no Google Build-in para automóveis) ofereçam mais funcionalidades aos veículos compatíveis, tanto ao nível da navegação, como entretenimento, em viagem ou parados. A fabricante diz que o Android Auto redesenhado vai chegar a 200 milhões de automóveis até ao final do ano.

Google I/O 2023: Google apresenta dobrável Pixel Fold e um tablet. Tudo embrulhado em muita inteligência artificial
Google I/O 2023: Google apresenta dobrável Pixel Fold e um tablet. Tudo embrulhado em muita inteligência artificial
Ver artigo

A empresa destaca ainda que o número de automóveis com integração Google, já existente em marcas como a Chevrolet, Honda, Polestar, Renault e Volvo vão duplicar até ao final do ano. Os veículos com o sistema Google integrado vão receber mais opções de entretenimento e comunicação, como por exemplo, o YouTube, que já está disponível nos automóveis compatíveis. Algumas das fabricantes, como a Polestar e a Volvo já assumiram o compromisso de atualizar os seus veículos com atualizações de software “over-the-air”. Quando está estacionado poderá assistir a conteúdos da plataforma de streaming.

Veja na galeria algumas imagens do novo Android Auto:

Uma das novidades de comunicação é a possibilidade de os condutores participarem em reuniões por voz, sem necessitarem de tirar os olhos da estrada. A Google tem vindo a trabalhar com outras empresas parceiras, de forma a introduzir as principais plataformas de videoconferência para o automóvel, tal como o Teams da Microsoft, o Webex da Cisco e o Zoom.

Ainda no que diz respeito ao entretenimento, a Google fez uma parceria com a GameSnacks, uma plataforma de mini-jogos online, que conta com cerca de um milhão de utilizadores por mês diretamente do Android Auto. A plataforma será agora adicionada ao ecossistema integrado da Google, permitindo jogar a partir do sistema do veículo.

Android Auto e Android Automotive: quais são as diferenças?
Android Auto e Android Automotive: quais são as diferenças?
Ver artigo

O Google Assistant também vai partilhar sugestões inteligentes de resposta a mensagens, permitir a partilha da previsão do tempo de chegada e outras funções com apenas um toque no ecrã. A atualização vai chegar a todos os veículos com integração Google nos próximos meses.

E para quem utiliza o sistema de navegação Waze, a aplicação também vai ser integrada na experiência Google para automóveis, com todas as funcionalidades conhecidas. No entanto, a aplicação vai receber uma atualização para ajudar os condutores de veículos elétricos a encontrar mais facilmente os postos de recarregamento. Não apenas as localizações, mas o tipo de tomadas elétricas compatíveis do posto. As informações são validadas pela própria comunidade do Waze, que ajudaram a mantê-las atualizadas.

A próxima versão do Android Automotive OS 14 vai suportar múltiplos ecrãs, sejam os smartphones individuais com o do sistema de infotainment. A Google convidou ainda os developers a começarem a trabalhar em novas aplicações e experiências para tirar partido das novas funcionalidades previstas para o Antroid Auto.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.