O WhatsApp prepara-se para introduzir uma nova funcionalidade que vai permitir a partilha de ecrãs entre utilizadores, durante uma chamada de vídeo. Com esta funcionalidade ativa, a pessoa com quem partilhar o ecrã durante uma videochamada pode ter acesso a toda a informação exibida no seu ecrã e guardá-la.

A ativação desta opção é totalmente controlada por quem vai partilhar dados com terceiros. O utilizador tem de ativar a opção de partilha de ecrã e autorizar o interlocutor a ter acesso aos seus dados partilhados. A qualquer momento da comunicação é possível parar esta partilha de ecrã.

Esta é uma função bastante utilizada já noutras plataformas, sobretudo em contextos profissionais, mas não só, porque facilita a interação à distância e permite que duas ou mais pessoas vejam e interajam em simultâneo com um conteúdo que pode ser a base de um projeto em comum, por exemplo. É uma opção disponível em plataformas como o Zoom, ou o Microsoft Teams.

Whatsapp - partilha de ecrãs
créditos: Wabetainfo

A nova funcionalidade faz parte da versão mais recente da app, já disponível para alguns beta testers, mas a caminho de um universo alargado de utilizadores. Quando estiver disponível vai poder ativá-la através de um ícone que vai juntar-se à barra de opções disponíveis no fundo do ecrã, durante uma chamada.

Depois de ativada e confirmada a intenção e a concordância com o facto de o serviço precisar de gravar os conteúdos partilhados para poder partilhá-los com o interlocutor da chamada, começa a partilhar o seu ecrã.

A nova funcionalidade está integrada na próxima versão do WhatsApp para Android. Pode não funcionar em chamadas de grupo com muitos utilizadores, em equipamentos mais antigos ou com versões não atualizadas da aplicação, como sublinha o site Wabetainfo que divulgou e testou a novidade.