"Experimentar obrigatório é", como diria o mestre Yoda, mas nas aplicações é melhor partir para a experiência com algumas recomendações e indicações claras do funcionamento e funcionalidades das apps, e por isso todas as semanas a equipa do TeK dedica alguma "árduas" horas a testar o que de melhor aparece nas lojas das várias plataformas.

Os jogos são realmente os mais difíceis, mas esta semana as propostas até são bastante diversificadas, respondendo às diferentes exigências dos leitores.

Nas próximas páginas encontra uma app de mensagens que quer roubar espaço ao WhatsApp e Snapchat, uma nova rede social que se faz à base de perguntas e até uma proposta para animar (mais) as suas fotografias.

Siga as sugestões página a página e escolha as melhores para instalar no seu equipamento.

Dê mais movimento às suas montagens com o PicPlayPost

As redes sociais estão preenchidas de fotografias, vídeos e montagens dos internautas e dos momentos que passam com os amigos. Então e se conseguisse juntar tudo isto, numa única montagem, numa única publicação?

Depois de conhecer o serviço PicPlayPost não vai haver motivo para publicar fotografias, vídeos e montagens de forma separada. Isto porque a aplicação que está disponível para iOS, Android e Windows Phone consegue juntar tudo na mesma moldura.

Além de permitir fazer colagens de vários conteúdos, a app possibilita colocar um vídeo ou um GIF no meio de duas fotografias estáticas - ou vice-versa. Ainda não está convencido? Então fique a saber que a PicPlayPost permite até a inclusão de música na sua publicação.

Além destes argumentos, a aplicação tem 48 molduras diferentes e ajustáveis, além de garantir ainda mais de 70 temas de fundo que o utilizador pode explorar durante o processo criativo.

A integração com as redes sociais não é deixada de parte e a PicPlayPost permite partilha ao mesmo tempo para diferentes plataformas incluindo o Facebook, o Twitter e o WhatsApp.

Veja a próxima aplicação

DeeMe quer roubar protagonismo ao WhatsApp e ao Snapchat

Não faltam aplicações que ajudem os utilizadores a trocar mensagens com os seus contactos de forma grátis e divertida. Mas a DeeMe quer ter a sua quota.

Mais do que o texto, o que domina na DeeMe são mesmo as imagens, mas tudo passa pela criatividade que pode adicionar ao texto e sticks a colocar sobre as fotos. E a imaginação é o limite.

Não há restrições para o tamanho do texto da mensagem e se quiser uma resposta rápida pode enviar perguntas em modo questionário, como por exemplo: "estamos a pensar em Pizza, queres juntar-te ao grupo: sim, não, só amanhã".

A aplicação está disponível gratuitamente para Android e iOS.

O vídeo abaixo mostra algumas sugestões de utilização.

Veja a próxima aplicação

Banco Best renova app e passa a permitir login com impressão digital
A nova versão da aplicação para telemóvel do banco está disponível para equipamentos com iOS e pode por isso ser experimentada num iPhone ou num iPad.

 

Nos equipamentos com suporta para a funcionalidade Touch ID (disponível desde a penúltima geração do iPhone e últimos modelos do iPad), o cliente deixa assim de ter de recorrer à combinação tradicional nome de utilizador/senha para poder usar apenas a impressão digital.

Numa nota de imprensa o banco explica que a nova versão da app foi desenhada para melhorar a segurança do serviço, mas a mesma atualização trouxe também algumas alterações ao nível do design, que foi revisto para ganhar um novo layout e permitir uma navegação mais interativa.

Está também disponível uma nova versão da aplicação para Android, onde se destacam várias correções e tambám algumas melhorias. Na versão para iOS o download pode ser feito a partir daqui.

Veja a próxima aplicação

Kiwi é uma nova rede social que se faz à base de perguntas

O utilizador pode perguntar o que quiser, depois só terá de esperar pelas respostas dos seus contactos. A experiência que vai ter na rede social também vai depender muito da forma como responde aos outros.


"Qual é a primeira coisa que fazes pela manhã? Quantas fotografias publicas por dia no Instagram? Alguém sabe de algum concerto de música em Braga na próxima semana? Qual a tua cor preferida?"

Há perguntas que podem conduzir a respostas mais pessoais, outras nem tanto. Mas na rede social Kiwi há lugar para todas.. e para todos. A plataforma está disponível em aplicação móvel e baseia-se apenas e só em relaçãoes que funcionam à base de perguntas e respostas.

O utilizador pode fazer a autenticação com a conta do Facebook e importar diretamente todos os contactos que já lá tem. Mas para o caso de escolher criar uma conta independente, pode usar funções de descoberta como as perguntas mais populares ou aquelas que estão a ser feitas tendo em conta o sua localização.

Para já a rede social está maioritariamente preenchida por questões colocada por jovens utilizadores, mas à medida que o serviço vai crescendo vai ficando também mais direcionado para todas as pessoas - isto se gostar de fazer perguntas claro.

A aplicação Kiwi está disponível para iOS e Android.



Veja a próxima aplicação

As tarefas são mais fáceis de gerir com o novo Todoist

 

A atualização para o material design do Android foi a "desculpa" certa para a atualização da ferramenta de gestão de tarefas e projetos que está mais preparada para aumentar a sua produtividade

 

A versão para iOS já tinha sido melhorada recentemente, mas agora foi a vez da versão para Android, que segue as linhas do material design.

 

Desde que foi lançada em 2012 a aplicação Todoist tem vindo a colecionar referências e utilizadores, que beneficiam da ajuda da plataforma para manter os projetos em andamento a um bom ritmo, sem perder muito tempo no planeamento mas sem permitir que os prazos e orçamentos "descarrilem".

 

 

Funcionalidade e facilidade de utilização andam de mão dada na app que está agora mais simples nas principais funções, com a adição de cores para gerir agenda complicadas.

 

 

A app pode ser descarregada gratuitamente na loja Google Play e na AppStore da Apple.

 

 

Veja a próxima aplicação

Fallout Shelter: a vida numa era pós-nuclear é um jogo e está a cativar milhões


É uma das estreias da semana e já está a ser jogado por milhões de utilizadores em todo o mundo. Fallout Shelter só está disponível para iOS.

No jogo o desafio passa por gerir um abrigo nuclear, construindo uma alternativa subterrânea numa era pós-nuclear. Está tudo por fazer e também cabe ao jogador tratar da felicidade e da formação dos moradores que acolhe no abrigo.

Fallout Shelter é o primeiro jogo para telemóveis da Bethesda. O download é gratuito e toda a experiência de jogo pode ser "consumida" sem pausas forçadas, caso o utilizador não queira gastar dinheiro com compras in-app.

O jogo só está disponível para utilizadores do iPhone 5 ou superiores. No iPad só vai conseguir jogar a partir da terceira geração do dispositivo, ou com o iPad Mini 2 e 3, uma vez que o título só funciona no iOS7.

Só neste universo, Fallout Shelter já é um sucesso e nestes primeiros dias de vida foi jogado cerca de 70 milhões de vezes diariamente. O jogo está, por enquanto, apenas disponível para iOS, mas já está em desenvolvimento a alternativa para Android.

 

 

 

 

 

A lista desta semana chegou ao fim. Já sabe quais as apps que vai instalar?

 

Amanhã há mais!

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.