Nas sugestões desta semana vai descobrir uma forma de organizar, de maneira simples, toda a papelada de talões e recibos e de separar as suas mensagens e chamadas pessoais daquelas mais empresariais.

Também os amantes de séries, filmes, música e fotografia vão encontrar na lista abaixo várias opções para as horas de repouso. A maior parte das apps funcionam em ambiente iOS e Android e são gratuitas. Veja em detalhe o que escolhemos para si.

Termine com a papelada dos recibos e das garantias com esta app portuguesa

A Keep Warranty ajuda-o a organizar o caos de todos os seus talões e faturas através de fotografias e de forma simples.

A aplicação, desenvolvida pela startup portuguesa Icontrends, pretende acabar com aquela situação típica do quotidiano de qualquer pessoa que é procurar, sem sucesso, a garantia daquele eletrodoméstico que avariou.

Para isso, só tem que descarregar a aplicação em iOS ou Android, criar um novo item, fotografar o recibo que quer armazenar, classificar e guardá-lo no seu smartphone.

A app organiza os documentos por categorias e tem uma ferramenta de pesquisa, para poder encontrar o que procura mais rapidamente. Além do mais, notifica os utilizadores quando uma garantia está prestes a expirar ou quando já expirou e deixa de ter utilidade.

Disponível em português, espanhol, francês e inglês, a Keep Warranty é gratuita.

A startup portuguesa, fundada em 2017, foi uma das selecionadas no programa Road2WebSummit para um programa de mentoria a cargo do Web Summit.

TV Time: a app obrigatória para os amantes de séries de televisão

Com a aplicação TV Time pode manter-se informado sobre todas as séries televisivas, marcar os episódios assistidos e discutir “spoilers” com os membros da comunidade. 

Se é daqueles que acompanha diferentes séries televisivas, provavelmente já perdeu o fio à meada dos episódios, com tanta oferta disponível. É neste contexto que entra a aplicação TV Time, que pode ser utilizada em versões iOS e Android, ou mesmo através de browser a partir da sua página oficial.

A aplicação contém uma base de dados em constante atualização das séries televisivas, novas e antigas, e permite aos utilizadores selecionarem aquelas que acompanha. As séries estão organizadas por temporadas e respetivos episódios, permitindo aceder a sinopses e assinalar os que já visionou.

O TV Time tem um calendário associado que alerta o dia, a hora e o canal (original) do lançamento dos episódios. Funciona ainda como uma rede social, onde pode adicionar amigos que partilhem o gosto pelas mesmas séries. É possível reagir em vídeo, escrever uma pequena opinião ou classificar cada episódio. Não se preocupe, a aplicação tem alguns mecanismos para o proteger de eventuais spoilers.

Como bónus, a app oferece ainda estatísticas e gráficos dos episódios assistidos e o tempo acumulado frente ao televisor, comparando os resultados com amigos. Pode também testar os seus conhecimentos através de diversos jogos de Quiz temáticos.

O Shazam está diferente e quase que dá para fazer karaoke

Não é por ser a app  “adivinhadora” de músicas mais popular do mundo que pode descuidar a sua imagem. Vai daí, (a Apple) fez algumas mudanças.

A função principal continua “firme e hirta”: descobrir a música que está a tocar no momento, mas a app Shazam apresenta, desde há uns dias, algumas novidades.

Continua a ter três ecrãs em que no meio tem o “adivinhador”. A primeira página guarda os shazams feitos e a terceira é a página de descoberta de artistas, onde pode configurar os seus gostos, para que a aplicação, comprada pela Apple em dezembro do ano passado, faça algumas sugestões de músicas.

As novidades concentram-se principalmente na apresentação dos resultados da música “shazamada”, com um visual bem mais atrativo.

O próprio resultado passou a ter separadores associados, como a canção propriamente dita, vídeo, artista e relacionado. Quando há letra disponível online, também há um separador, que apresenta primeiro uma frase ou duas em género karaoke, e depois tem a caixa para clicar para aceder à letra completa.

O Shazam pode ser descarregado para dispositivos Android e iOS.

A sua galeria de fotos pode ser transformada em banda desenhada com esta app criada em Portugal

Chama-se Strips: Sketchbook em Video, e cumpre de forma brilhante o seu objetivo de transformar com significado as fotografias em sketchbooks. Mas só para iOS. 

A transformação é toda automática mas vai modificar de certeza a forma de partilhar os melhores momentos com amigos e família, de modo animado e artístico.

A app recorre ao motor da Storyo, criada pela mesma empresa, e ao CORE ML da Apple para fazer a "magia" que permite representar as fotografias escolhidas em tiras de banda desenhada.

Há três filtros disponíveis para ir mudando os efeitos na Strips,  Takes, Book e Sample, e para criar a história só tem de escolher as fotografias para as adicionar à lista e depois selecionar a opção "tocar" para ver em poucos segundos o resultado.

É ainda possível adicionar uma banda sonora e os títulos para completar a curta metragem.

A app está disponível apenas para iOS, e exige a versão OS 11.0 ou posterior.

A pior notícia de todas é que esta é uma app paga, mas a qualidade merece os 2,29 euros pedidos.

WhatsApp Business: para os utilizadores que não querem misturar a vida pessoal e profissional

A aplicação destaca-se da versão original ao ser orientada para o negócio e relação com clientes.

Se é utilizador frequente da aplicação de comunicação WhatsApp, a empresa lançou uma versão empresarial que permite aos utilizadores ter uma presença mais comercial, criando uma ligação mais eficiente entre empresas e clientes.

A versão Business do WhatsApp mantém as principais funcionalidades da versão original, desde o envio de arquivos e mensagens, realização de chamadas gratuitas ou conversar em grupo. Em adição, a nova aplicação permite adicionar perfis comerciais, tais como o website, a localização da empresa ou cliente e outras informações do contato.

As mensagens ganham ferramentas adicionais, tais como indicações de ausência ou saudações aos clientes que contatam a empresa pela primeira vez.

É ainda possível adicionar um número de telefone fixo e receber mensagens dos clientes ou manter o contato através de um browser no computador. Ambas as aplicações, WhatsApp e WhatsApp Business, podem ser utilizadas em simultâneo no mesmo smartphone, mas cada uma deverá ter números de telefone diferentes.

O WhatsApp Business já está disponível, para já, em versão Android.

Rave: a app para ver Netflix com os amigos. À distância

É sempre bom ver filmes e séries ou mesmo vídeos do YouTube ou Vímeo com companhia, mas nem sempre é possível. A não ser que os “implicados” tenham uma app como a Rave instalada nos seus smartphones.

A Rave permite ver (e ouvir) conteúdos online em simultâneo com os amigos que não estão fisicamente no mesmo lugar, numa espécie de experiência multiplayer.

Enquanto os utilizadores veem, ao mesmo tempo, um episódio da sua série de televisão preferida ou um filme, a aplicação permite trocar mensagens de texto ou falar em canais específicos, que podem ser privados ou públicos.

A Rave também permite “juntar” vários telefones para reproduzir a mesma música como se de um sistema de colunas de som se tratasse – neste caso quando os utilizadores estão todos num mesmo local.

A aplicação funciona com serviços como o Netflix, YouTube, VEVO ou Vimeo, entre outos. Está disponível para Android e iOS.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.