Esta semana ficámos a saber que o número de utilizadores de aplicações de navegação em smartphones está a crescer, mas não foi nesta categoria que a equipa do SAPO TEK mais se concentrou na escolha de aplicações que testou para lhe sugerir. Os jogos, fotografia e ferramentas para Instagram estão em destaque nas 7 apps para iOS e Android.

São quase todas gratuitas, mas também ha apps pagas na lista que pode ver seguindo pelos links que deixamos nesta página.

Sabe onde é que os seus amigos do Instagram têm andado? Who's in Town tem a resposta para essa questão

A aplicação permite ter acesso a um mapa interativo com os lugares partilhados por contas públicas na plataforma.

Quando fizer o download da aplicação, e autorizar o acesso à sua conta de Instagram, pode verificar todos os lugares que as pessoas seguiram e compartilharam num mapa interativo, atualizado em tempo real.

De que forma é que a app consegue garantir esta funcionalidade? Através dos dados de localização que os utilizadores do Instagram enviam para a plataforma de forma voluntária, cada vez que optam por usar o recurso de geotag numa história ou publicação.

Ao coletar todos estes dados num único lugar ao longo do tempo, Who's in Town transforma pontos de dados numa cronologia de hábitos e rotina de qualquer pessoa com uma conta pública de Instagram. A aplicação pode dizer-lhe que restaurantes e bares os seus amigos do Instagram frequentam, depois de terem partilhado que lá estiveram.

Uma vez instalada, o utilizador pode extrair dados de publicação das pessoas que segue desde a criação da conta do utilizador e as geotags das histórias publicadas. Uma vez que as histórias da plataforma desaparecem ao fim de 24 horas, as informações mais antigas vão acabar por desaparecer. No entanto, quanto mais tempo tiver a app instalada, mais detalhado será o mapa.

A aplicação apresenta dois modos de visualização, geral e de um único utilizador, permitindo que analise as localizações de todos os seguidores ou apenas de uma pessoa.

De acordo com o fundador da app, Erick Barto, e citado pelo WIRED, a aplicação foi criada com o objetivo de "ilustrar a riqueza de dados confidenciais que os utilizadores partilham de forma voluntária".

Para o investigador de segurança Jason Polakis esta funcionalidade é problemática a nível da privacidade, uma vez “que dados agregados de longo prazo podem ser mal utilizados de várias formas". A opinião foi também dada ao WIRED, via email.

Para dispositivos Android, o download da aplicação terá de ser feito diretamente no site, através de um ficheiro executável (apk), onde lhe é explicado como tem de o fazer. O Who's in Town está disponível na App Store, com o custo de 6,99 dólares.

Bandsintown é a aplicação ideal para quem não quer perder nenhum concerto

Com esta aplicação fica difícil não estar a par dos concertos das suas bandas favoritas e, quem sabe, conhecer outras que o podem vir a surpreender.

Assim que instalar a aplicação, pode registar-se através do Facebook, Spotify ou email, sendo-lhe pedido para definir a sua localização.

Para além disso, e de forma a conhecer os seus gostos, a app pede-lhe para definir as plataformas onde ouve música, como também os géneros e artistas preferidos.

Depois desta fase, a Bandsintown mostra-lhe o calendário de concertos dos seus artistas preferidos, tanto na zona que definiu como mais longe. Mas, pensando na possibilidade de descobrir novos artistas, a app mostra-lhe também outras sugestões.

Desta forma, a Bandsintown oferece-lhe um calendário de concertos personalizados, disponibilizando notificações para garantir que não perde os concertos dos seus artistas preferidos. E porque comprar os bilhetes também não tem de ser difícil, a aplicação permite que o faça.

A aplicação é gratuita e está disponível para dispositivos Android e iOS.

Gallery Go, a nova aplicação “lite” que permite aceder e editar fotografias em modo offline

A aplicação disponível para download desta esta semana ocupa apenas 10 MB de espaço no telemóvel.

À semelhança do Google Photos, a aplicação organiza de forma automática as suas fotografias, permitindo que as encontre de forma mais rápida. A Google expica tudo neste vídeo.

Neste caso, o Gallery Go organiza automaticamente as suas fotografias para as agrupar pelas categorias pessoas, selfies, natureza, animais, documentos, vídeos e filmes. O Gallery Go disponibiliza também ferramentas de edição, como o ajuste automático.

Também o Facebook produziu versões “lite” da aplicação principal do Facebook, além do Messenger e do Instagram. O Twitter fez o mesmo com o Twitter Lite.

A própria Google fez algo semelhante ao nível do sistema operacional com o Android Go, um sistema operacional baseado no Android e projetado para smartphones baratos, sem um processamento avançado.

Quixel é o jogo de puzzles com centenas de níveis desafiantes

Inspirado no clássico Picross, este jogo para telemóveis tem desafios para todas as idades.

Utilizando mecânicas semelhantes o clássico Picross, Quixel é um jogo de puzzles e lógica que desafia os jogadores a descobrirem as imagens pixelizadas que cada nível esconde. E são centenas de puzzles para resolver, através de uma jogabilidade simples, mas desafiante de dominar.

Cada nível tem uma barra que contabiliza o tempo para a conclusão do desafio, causando pressão e elevando a dificuldade da sua resolução. Mas mediante o tempo rápido que conseguirem obter, os jogadores amealham estrelas, que servem para desbloquear mais desafios.

Pode fazer o download de Quixel gratuitamente em versões Android e dispositivos iOS.

Viaje de avião sem preocupações com a App in the Air

É um verdadeiro assistente de voo pessoal que o mantém atualizado sobre o seu voo.

Para isso, tem de se registar com o seu email na aplicação App in the Air - Travel planner & Flight tracker, sendo-lhe pedido para ter acesso ao seu calendário. Caso não o permita, tem de registar de forma manual os voos.

Assim que esta etapa for realizada terá acesso ao seu perfil, com todos os seus voos registados, dicas de aeroporto e o estado em tempo real de voos.

Outra vantagem da aplicação é o check-in automático. Encoste-se e relaxe que a App in the Air trata do resto, permitindo o check-in automático para dois passageiros.

E a sua família e os seus amigos também vão gostar desta aplicação, já que a App in the Air lhe permite que partilhe o seu estado de voo.

Algumas funcionalidades da aplicação não requerem ligação à internet, como é o caso das atualizações de estado de voos entregues via SMS.

A aplicação gratuita está disponível para dispositivos Android e iOS.

Hyper Light Drifter já pode ser jogado em dispositivos iOS

É considerado um dos melhores jogos indie dos últimos anos, e depois de uma adaptação à Switch, o jogo da Heart Machine chega ao iPhone e iPad.
Hyper Light Drifter é um jogo de ação, composto por gráficos com um design em pixel art, que simulam os títulos clássicos de 16 bits. A direção artística chegou mesmo a ser premiada durante o Independent Games Festival quando foi lançado originalmente no PC, assim como mais de uma dezena de nomeações em diferentes categorias, incluindo melhor jogo original.

Na sua essência trata-se de um poderoso hack and slash, misturando elementos de exploração dignos de um The Legend of Zelda, com a jogabilidade de Diablo, referências incontornáveis na indústria dos videojogos. A personagem utiliza uma espada de luz para enfrentar as hordas de inimigos, assim como bosses poderosos.

O jogo pode ser agora adquirido em versões iOS, destinado ao iPhone e iPad, sendo a mesma versão especial lançada na Nintendo Switch. A produtora alega que traduziu a experiência típica dos comandos analógicos para funcionalidades geradas no ecrã tátil. O jogo custa 5,49 euros.

Qual é o nível de qualidade da água que bebe? Esta app tem a resposta

A Epal acaba de lançar uma app que lhe mostra em tempo real a qualidade da água da rede pública, mas que só funciona em Lisboa.

A aplicação chama-se H2O Quality e usa a referenciação geográfica do smartphone para dizer, em tempo real, qual é o nível de qualidade da água da torneira na zona onde está, ou onde quer pesquisar.

A empresa garante que esta é a primeira vez que uma aplicação disponibiliza esta informação georeferenciada, o que torna a app inovadora a nível mundial, e nas lojas de aplicações não encontrámos nada semelhante de outras utilities de fornecimento de serviço de água.

A app ficou disponível esta semana nas lojas de aplicações Google Play para Android e App Store da Apple e é gratuita, oferecendo informação em português e em inglês.

A percentagem de segurança, o número de análises realizadas por ano e o volume de água diário, em metros cubicos, fazem parte da primeira informação fornecida na app, mas se consultar os detalhes pode ver informação sobre os parâmetros, nomeadamente, cálcio, magnésio, cloro, cor, dureza, pH, entre outros, com os resultados e valores de parâmetros físico-químicos.

Para além da qualidade da água, a app H2O Quality também lhe permite encontrar e saber o melhor caminho para chegar ao bebedouro mais próximo ou saber onde pode adquirir a sua garrafa Fill Forever, o recipiente reutilizável da EPAL e enchê-lo com água da torneira.

É ainda possível saber mais informação sobre a origem, a captação, o transporte e o tratamento da água, mas também a qualidade e o sistema de distribuição usado até que chega às torneiras.

A Epal já inclui nas faturas a informação sobre a qualidade da água com dados do trimestre anterior, e esta app dá um passo adicional ao fornecer acesso a informação diária, com maior transparência.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.