Chega ao fim mais uma semana de quarentena forçada e durante estes dias as aplicações e jogos podem surgir facilmente como distrações, visto que para isso precisa apenas de um smartphone ou de um tablet. Esta semana trazemos várias sugestões para miúdos e graúdos.

Na lista de apps que a equipa do SAPO TeK deu a conhecer estão dois jogos que pode experimentar para animar estes dias de quarentena, bem como a aplicação do Facebook Messenger que chega agora ao PC e Mac com videochamadas de grupo gratuitas. Mas com o aumento do tráfego na Internet, pode ficar ainda a conhecer uma extensão gratuita para Chrome que protege utilizadores das ciberameaças mais comuns.

Há ainda a aplicação oficial do Governo com informações sobre a COVID-19 e uma app da Google para transformar as suas fotografias em verdadeiras obras de arte.

Veja todas as sugestões.

Gwent: o jogo de cartas do universo The Witcher já chegou ao Android

Um ano depois de ter sido lançado no PC e iOS como jogo independente, o famoso título de cartas colecionáveis já pode ser jogado em equipamentos Android. 

Acabou de chegar ao Android o famoso jogo de cartas colecionáveis Gwent, uma das maiores sensações do premiado The Witcher 3: Wild Hunt. Se não teve contacto com o RPG da CD Projekt, que motivou uma série televisiva no Netflix, uma das atividades possíveis de fazer neste mundo aberto é desafiar diversas personagens para duelos estratégicos com cartas. Este autêntico jogo, dentro do jogo, teve tanto sucesso que o estúdio polaco decidiu lançá-lo de forma isolada.

O jogo incentiva os jogadores a formarem os seus próprios baralhos de cartas colecionáveis, à semelhança de outras propostas conhecidas como Heartstone e Magic the Gathering, e mais recentemente Legends of Runeterra, da Riot Games, inspirado em League of Legends, e desafiar outros jogadores para duelos online.

O objetivo das batalhas é ganhar a melhor de três, colocando no terreno as cartas com as unidades possíveis, de forma a causar dano ao adversário, mas também proteger-se. Há magias, ataques à distância ou proximidade, que devem ser colocadas em áreas específicas do tabuleiro. Para pontuar, os jogadores têm de gerir as cartas que chegam às suas mãos e colocá-las no tabuleiro. No final, quem somar mais pontos vence. No trailer de teasing pode ficar com uma ideia da jogabilidade.

Pode fazer o download gratuito da nova versão Android, ou se preferir em iOS.


Extensão gratuita para Chrome protege utilizadores das ciberameaças mais comuns

A ferramenta pode ser particularmente útil para quem está a trabalhar por casa, protegendo contra ataques de phishing, downloads maliciosos e sites perigosos.

A extensão chama-se Web Secure Free da ZoneAlarm e pretende manter os utilizadores a salvo de múltiplas ameaças enquanto navegam na Internet. Ao instalar a solução, a ZoneAlarm Safe Search converte-se no motor de pesquisa predefinido e monitoriza os resultados de pesquisa e classifica-os segundo o seu risco potencial. Isto é possível graças à base de dados ThreatCloud da Check Point, que oferece informação global de ciberameaças actualizada.

Europol reúne esforços para evitar que a COVID-19 seja uma “mina de ouro” para os cibercriminosos
Europol reúne esforços para evitar que a COVID-19 seja uma “mina de ouro” para os cibercriminosos
Ver artigo

De acordo com a Check Point, o Web Secure Free da ZoneAlarm protege os dados dos utilizadores contra os ataques de phishing graças à tecnologia Zero-Phishing da ZoneAlarm, que analisa todos os websites antes de permitir aos utilizadores inserirem qualquer informação pessoal. Para além disso, permite também alertar para qualquer tentativa de roubo de dados pessoais.

A solução recorre ainda à tecnologia Threat Extraction da ZoneAlarm para que os utilizadores possam descarregar de forma segura os documentos enviados por email ou descarregados da Internet. Como? Ao eliminar automaticamente qualquer tipo de código suspeito ou malicioso em segundos, garantindo que o ficheiro extraído é completamente seguro sem interromper o que o utilizador está a fazer.

Web Secure Free

Em comunicado, Dror Levy, chefe de vendas ao consumidor na Check Point, refere “que os domínios relacionados com o novo Coronavírus têm mais de 50% de probabilidade de serem maliciosos que os restantes". Em plena altura de pandemia, o especialista garante ainda que, desde o início de fevereiro, se registaram mais de 16.000 novos domínios relacionados com a COVID-19, e no final do mesmo mês, o número médio de novos domínios é quase 10 vezes superior ao das semanas anteriores.

A partir de hoje, terça feira, pode fazer o download da Web Secure Free da ZoneAlarm, compatível com o Chrome 75 e outras versões.


COVID-19: Além do site do Governo os portugueses também podem estar "ON" através de uma app

Chama-se Estamos ON - Covid19, é gratuita e está disponível para Android e iOS. Na aplicação poderá encontrar conselhos práticos e apoio a cidadãos, famílias e empresas.
Depois da plataforma online Estamos ON lançada há duas semanas, surge agora a aplicação que reúne conselhos práticos e apoio a cidadãos, famílias e empresas em plena altura de pandemia COVID-19. A app é gratuita e já tinha sido anunciada pelo Governo há duas semanas.

À semelhança do que acontece na plataforma online, através da aplicação Estamos ON - Covid19 poderá, por exemplo, conhecer as medidas excecionais do Governo e todos os apoios concedidos a cidadãos, famílias e empresas. Conselhos práticos para trabalhar e recorrer aos serviços públicos, a partir de casa, também são informações que os utilizadores poderão encontrar.

Igualmente importante é estar a par das recomendações das autoridades de saúde e acompanhar as estatísticas da evolução da pandemia em Portugal, dados que a app fornece. Nesta aplicação está também disponível uma lista de perguntas frequentes, "recolhidas nas redes sociais e respondidas, com informação fidedigna, pelas diversas entidades oficiais", pode ler-se na descrição da app.

A aplicação é do Governo de Portugal e foi desenvolvida pelo VOST Portugal e Flutter Portugal, podendo ser acedida em equipamentos iOS e Android. Esta estratégia enquadra-se nas variadas medidas que o Governo português tem tomado face a esta pandemia. Ainda esta terça-feira o Primeiro-Ministro António Costa anunciou que está a ser preparada uma solução para assegurar as aulas através da TDT.


Windows 10 tem uma nova aplicação beta para notificações de notícias que surgem no ecrã

A barra de notícias pode ser personalizada e está disponível em versão beta, reunindo conteúdos de mais de 4.500 órgãos de comunicação social.
Estar a par do que está a acontecer no mundo através de um computador com Windows 10 vai mudar em breve. A Microsoft revelou uma nova aplicação, que já está em beta, que disponibiliza as notificações através de uma barra de scrolling no ecrã do desktop, dando a conhecer notícias de mais de 4.500 sites jornalísticos selecionados pela empresa.

Semelhante à barra de tarefas já disponível no sistema operativo Windows 10, a News Bar poderá permitir aos utilizadores uma atualização mais prática das tantas notícias que são publicadas diariamente. Para isso, a Microsoft confia nos "meios de comunicação social mais respeitados".

Através da aplicação poderá também configurar a informação que surge no ecrã do computador, garantindo, por exemplo, o lançamento de informações atualizadas ao longo do dia. No que diz respeito ao design, a barra pode ser também personalizada e, se preferir, pode minimizá-la quando quiser. A versão beta já está disponível para download.

A gigante tecnológica segue assim a tendência de outras empresas na aposta da cobertura jornalística. O Google Notícias e a Apple News são exemplos de alguns agregadores de notícias que têm permitido os utilizadores terem acesso aos conteúdos numa única plataforma.


Gosta de ser dos primeiros a experimentar coisas novas? Então esta app é para si

Como o nome deixa adivinhar, a Beta Maniac - Life of a beta tester é uma aplicação criada a pensar em quem gosta de aderir aos chamados programas beta.

A Beta Maniac propõe-se verificar e avisar os utilizadores sempre que alguma das apps Android que este tem instaladas no telefone arranque com um programa de testes das suas funcionalidades ou abra vagas para novas adesões.

A análise dos programas beta das aplicações instaladas é periódica e inclui o envio de uma notificação quando há um programa beta disponível novamente. O utilizador vai poder inscrever-se como beta tester simplesmente clicando na notificação.

Também é possível gerir as subscrições diretamente a partir da aplicação, assim como filtrar as listas de acordo com o seu gosto.

A Beta Maniac - Life of a beta tester é gratuita e está disponível a partir da Play Store, para dispositivos Android.


Transforme as suas fotografias em obras de artes através do Google Arts & Culture

A aplicação tem novos filtros suportados por inteligência artificial para dar um estilo semelhante às obras de Van Gogh ou Frida Kahlo.
Há muitos quadros que pelo estilo característico do seu traço são rapidamente reconhecidos, sejam as obras de Van Gogh ou as imagens surreais de Frida Kahlo. A pensar neste estilo, a Google atualizou a sua aplicação Google Arts & Culture com uma nova funcionalidade chamada Art Transfer, tratando-se de um filtro que permite os utilizadores transforarem as suas fotografias no estilo de diferentes artistas.

A funcionalidade encontra-se no menu da câmara, na barra principal da aplicação e ao selecionar Art Transfer, depois de tirar ou adicionar uma foto da galeria, pode usar os referidos filtros. As imagens são depois gravadas com uma marca de água com o nome da obra em que foi inspirado e o respetivo artista.

Pode utilizar o filtro em toda a imagem, mas se quiser ser perfecionista pode simplesmente usar a ferramenta da tesoura para selecionar as partes afetadas pelos filtros especiais. Pode parece simples, mas a Google explica que esta transformação é elaborada por um modelo de algoritmos gerados pela inteligência artificial da empresa. E tudo é processado no próprio smartphone, sem a necessidade de ajuda de cloud, o que permite aos utilizadores brincarem com a funcionalidade em offline. Obviamente que sem partilhar não tem piada.

Diferentes instituições culturais mundiais uniram-se à iniciativa, como a Galeria Nacional do Reino Unido ou o Museu de Arte do Japão, para a utilização de obras conhecidas de artistas como Van Gogh, Leonardo da Vinci, Frida Kahlo ou Edvard Munch, para referir alguns.

A aplicação pode ser obtida gratuitamente ou atualizada, caso já a tenha, em versões iOS e Android.


Aplicação do Facebook Messenger chega agora ao PC e Mac com videochamadas de grupo gratuitas

A nova aposta do Facebook quer dar resposta ao elevado número de pessoas que usam o Messenger através do browser para fazer chamadas de áudio e vídeo. À aplicação para desktop chegam também funcionalidades como um dark mode e a sincronização automática das conversas entre o smartphone e o computador. 

Depois de se ter estreado no mundo das aplicações para smartphones em 2011, o Messenger chega agora ao desktop, tanto para Windows como para macOS. Para ajudar os utilizadores a manterem o contacto com a família e os amigos em tempos de isolamento social, a popular aplicação do Facebook permite fazer videochamadas de grupo gratuitas.

Novo Messenger para PC e Mac
créditos: Facebook

“Agora, mais do que nunca, as pessoas estão a utilizar a tecnologia para manter o contacto com com quem se preocupam, mesmo quando estão fisicamente separadas”, afirma a empresa liderada por Mark Zuckerberg em comunicado. Em resposta ao elevado número de pessoas que utilizam o Messenger através do browser para fazer chamadas de áudio e vídeo o Facebook decidiu torná-lo mais prático.

Novo Messenger para PC e Mac
créditos: Facebook

Além de permitir fazer videochamadas de grupo ilimitadas até 8 participantes, ao novo Messenger para desktop chegam funcionalidades como o dark mode e a sincronização automática das conversas entre o computador e a aplicação móvel. O Facebook promete também uma maior acessibilidade, assim como a possibilidade de fazer múltiplas tarefas no PC sem que a aplicação incomode demasiado o utilizador.

O novo Messenger para desktop é gratuito e pode ser encontrado na loja digital da Microsoft, para Windows, e na Mac App Store, para macOS.


Convocados todos os heróis da Disney para novo jogo de arenas de combate

Disney Sorcerer’s Arena reúne Mickey, Donald, Monster Inc., Toy Story e muitos outros universos Disney para batalhas intensas em equipas. 

Lançado há poucos dias, Disney Sorcerer’s Arena é o típico jogo de combates por turnos em diferentes arenas, que incentiva os jogadores a colecionar cartas dos heróis da Disney para construir uma equipa poderosa. Cada personagem tem um leque de habilidades únicas, com características especiais que necessitam ser equilibradas para vencer as batalhas.

As cartas colecionáveis apresentam as conhecidas figuras de diferentes universos da Disney, como Mickey, Donald, Aladdin, as personagens de Toy Story, A Pequena Sereia, Maléfica, Peter Pan, e muitas outras, num leque de mais de 100 nomes, que vão sendo adicionadas à coleção dos jogadores. Cada personagem tem um papel na equipa, semelhante aos RPG tradicionais: tanks, healers, suporte ou dano, o que obriga a uma gestão estratégica das cartas que levam para os combates.

O jogo assemelha-se a outros títulos como Star Wars: Galaxy of Heroes, com batalhas com cinco personagens por equipa. Apesar de poder jogar sozinho, o jogo incentiva a participar nas batalhas online contra outros jogadores em torneios, de forma a ser listado em rankings, prometendo ainda novos modos, personagens e conteúdos no futuro.

Pode fazer o download gratuito de Disney Sorcerer’s Arena em versões iOS e Android.