
A SafeCloud Photos tem como principal fator diferenciador o modo como guarda as fotos na cloud. Segundo explicam os responsáveis pelo seu desenvolvimento, consegue produzir dois ou mais pedaços de informação por cada foto guardada pelo utilizador, que espalha por serviços diferentes de armazenamento online, tornando os dados invioláveis.
Cada um dos pedaços em que a fotografia fica dividida não revela absolutamente nenhuma informação sobre a foto, que só pode ser acedida no dispositivo do utilizador, pois apenas este tem acesso simultâneo a todos os pedaços, explica Francisco Maia, um dos responsáveis pelo desenvolvimento da app.
O investigador do Laboratório de Software Confiável (HASLab) do INESC TEC – polo do INESC TEC na Universidade do Minho, garante que não existe, neste momento, nenhuma aplicação no mercado que ofereça o mesmo nível de segurança oferecido pela SafeCloud Photos.
Apesar do foco principal da app ser a privacidade, a aplicação de fotografia pretende ser muito completa, permitindo ao utilizador beneficiar de uma privacidade elevada sem ter de abdicar das facilidades já oferecidas por outras aplicações no mercado.
A nova aplicação vai estar disponível a partir de amanhã, dia 8 de setembro, para download gratuito na Play Store e na App Store.
O desenvolvimento da Photos está a decorrer no âmbito do projeto europeu SafeCloud, liderado pelo INESC TEC, e que vai contar com 3 milhões de euros vindos da Comissão Europeia para combater a violação de dados privados.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Julien Roux desafia a gravidade a 4.823 metros de altitude numa linha suspensa entre dois balões -
App do dia
Faça guias personalizados para ouvir enquanto explora novos destinos com a Mapondo -
Site do dia
Quer ajudar a descobrir os segredos do Universo? Galaxy Zoo tem novas imagens do James Webb -
How to TEK
Está na altura de comprar um novo portátil? 5 sinais de alerta que não deve ignorar
Comentários