Um dos pesadelos dos utilizadores de Android Auto no carro é ter de ligar um cabo USB, causando transtornos na forma de pousar o equipamento enrolado no fio. E nem todos os cabos funcionam, sendo necessário, por exemplo, usar versões que suportem USB 3.0 para cima nas mais recentes versões da app, nem sempre fáceis de encontrar.

A Google quer abolir os cabos para uma mais cómoda transmissão wireless da transmissão de dados entre o smartphone e o dashboard do automóvel através de Wi-Fi, e anunciou que o Android 11 vai suportar comunicações sem fio.

Mas nem todos os smartphones vão funcionar via wireless. Segundo explica a página de FAQ do Android Auto, apenas equipamentos que suportem transmissão de dados Wi-Fi de 5 GHz vão poder descartar os cabos. Praticamente todos os smartphones recentes já suportam a tecnologia, mas mesmo assim equipamentos de gama média ou inferiores apenas podem suportar Wi-fi 2,4 GHz e nesse caso tem de manter o cabo ligado. Também deverá verificar se o seu automóvel suporta a transmissão de dados sem fios.

Considerando que o Google Auto ainda não está disponível oficialmente em Portugal, e não o vai encontrar na Play Store, pode sempre aceder à app em lojas independentes como a Aptoide. Veja aqui como fazer para usar a aplicação no nosso país.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.