Para tirar mais partido do smartphone é preciso experimentar novas aplicações. É por isto mesmo que todas as semanas o SAPO TeK dá a conhecer sugestões de apps que podem ser úteis tantos para utilizadores Android como iOS.

O dia 23 de julho foi uma das melhores oportunidades para ver o cometa NEOWISE, que só passa novamente na Terra daqui a 6.800 anos. Como tal, o SAPO TeK não perdeu a oportunidade de mostrar a app que funciona como um planetário e que tem uma versão específica para o cometa, que ainda pode ser acompanhado nos céus.

Tempo ainda para recordar um app que recorre a inteligência artificial para perceber se o utilizador está a treinar de forma adequada. Em pleno verão e em plena pandemia, a Powermove pode servir como que uma espécie de personal trainer virtual.

Do entretenimento ao trabalho, o SAPO TeK destacou ainda uma app que o quer ajudar a gerir o trabalho em equipa à distância e outra para se tornar uma verdadeiro artista sem "sujar as mãos". One Punch Man: Road to Hero 2.0 é o jogo oficial da nova série sensação de animação japonesa e foi outra das propostas da equipa do SAPO TeK.

Relembre as propostas do SAPO TeK ao longo da semana.

Gerir o trabalho em equipa à distância não tem de ser uma “dor de cabeça” e a Taskade pode ajudar

A Taskade foi concebida para promover a colaboração e para se adaptar a diferentes ritmos de trabalho. Através da aplicação é possível partilhar ideias, gerir tarefas e acompanhar todo o progresso feito em tempo real.

É verdade que o processo de desconfinamento já começou, no entanto muitas empresas ainda estão a adotar estratégias de teletrabalho para manter a segurança dos colaboradores. Manter a comunicação entre os membros de uma equipa e gerir projetos à distância nem sempre é fácil, mas a Taskade promete dar uma ajuda.

A aplicação foi concebida para promover a colaboração, permitindo partilhar ideias, gerir tarefas e acompanhar todo o progresso feito em tempo real. O planeamento é essencial para conseguir executar os projetos a “tempo e horas” e através da aplicação é possível apontar todas as tarefas que precisam de ser realizadas e dividi-las por entre os colaboradores.

A configuração da Taskade pode ser estruturada para se adaptar a diferentes ritmos de trabalho, podendo assumir a forma de uma lista, de um quadro de tarefas ou de um mapa de objetivos a cumprir. Para ajudar as equipas a alinhar ideias e a manter o contacto, a aplicação tem também uma funcionalidade de videochamada.

A Taskade está disponível tanto para Android, na Play Store, como para iOS, na App Store. Além disso, a aplicação conta com uma versão compatível com Windows, MacOS e Linux e com extensões para o Google Chome, Firefox e Edge para manter a produtividade em todos os dispositivos.

A aplicação conta com um modo gratuito onde os utilizadores podem abrir até 10 projetos. As equipas que planeiam usá-la para todos os seus projetos podem ainda optar pelos planos pagos, com preços a partir dos 5 dólares por mês.


Não tem jeito para o desenho? Com a ajuda desta app torne-se um verdadeiro artista "sem sujar as mãos"

Chama-se ibis Paint X e conta com algumas ferramentas que dão uma ajuda preciosa para quem não nasceu propriamente com vocação para o desenho. Para quem percebe do assunto, a aplicação também pode ser útil.

Para desenhar, e pensando na forma tradicional, nem sempre dá jeito levar um caderno e uma palete de cores atrás. A aplicação ibis Paint X pode facilitar a vida de quem gosta de dar asas à imaginação através da arte, disponibilizando um conjunto de ferramentas versáteis que podem ajudar a um resultado inesperado.

Partindo de uma imagem à sua escolha ou de uma tela em branco, a altura ideal para desenhar começa assim que abrir a aplicação. Proporcionando uma experiência de desenho suave, a app permite que grave todo o processo em vídeo.

Sem uma tela física, à sua "mão" tem mais de 360 pincéis com os quais pode pintar, podendo escolher qual se adequa melhor para o tipo de desenho. O utilizador pode ainda selecionar 46 cores e 64 filtros, que permitem dar um toque mais artístico ao seu desenho.

Para permitir um aspeto mais profissional do desenho, a app integra outros recursos que podem ser bastante úteis e tornar o resultado final mais rigoroso. Desde recurso a réguas e de suavização de linhas, as opções são várias, e caso queira aprender mais sobre desenho a app fornece dicas para aperfeiçoar as suas técnicas.

A app é gratuita e está disponível para Android e iOS.


Não consegue encontrar o cometa NEOWISE no céu? Esta app dá uma ajuda

Não perca a oportunidade para ver o cometa que só passa novamente pela Terra daqui a 6.800 anos.  Se não consegue encontrar o NEOWISE entre as estrelas pode sempre usar a app SkEye.

A aproximação da Terra surpreendeu os astrónomos e entusiastas da observação dos céus, que querem aproveitar a oportunidade de ver o cometa a olho nu. A observação é possível até ao final do mês mas dia 23 de julho foi uma das datas mais propícias, com o NEOWISE a fazer a passagem mais próxima do nosso planeta, a uma distância de cerca de 100 milhões de quilómetros.

Não faltam indicações de como se posicionar para a observação, e o SAPO TEK também já deu conta da orientação a seguir, mas se tem receio de se perder, entre a Lua e as estrelas, pode usar a app SkEye que tem uma versão específica para o NEOWISE, e gratuita.

Depois de configurada a localização, manualmente ou dando acesso aos dados do telemóvel, basta apontar para o céu e seguir as indicações para localizar o cometa, mas também outros astros.

Verifique porém que tem a bússola do smartphone bem calibrada e se está numa zona de visibilidade ampla e com pouca poluição luminosa, de forma a conseguir a melhor observação.

A app está disponível para download na loja Google Play e é gratuita.

As imagens impressionantes do NEOWISE vistas da Terra

O NEOWISE é um cometa de movimento orbital retrógrado, com uma possível origem na nuvem de Oort, nos confins do sistema solar, como explica o O Observatório Astronómico de Lisboa (OAL). Estima-se que o diâmetro do seu núcleo ronde os 5 quilómetros. O cometa percorre uma trajetória quase parabólica com um período muito longo, cerca de 6.800 anos.

Como é ver o NEOWISE a mais de 400 km da Terra? Novo vídeo revela o fenómeno visto a partir da Estação Espacial
Como é ver o NEOWISE a mais de 400 km da Terra? Novo vídeo revela o fenómeno visto a partir da Estação Espacial
Ver artigo

O NEOWISE conseguiu sobreviver à entrada no periélio, o ponto da rota que se situa mais próximo do Sol e, a partir de 3 de junho, os astronautas Bob Behnken, que recentemente chegou à Estação Espacial Internacional “à boleia” da Crew Dragon da SpaceX, e Ivan Vagner foram os primeiros a registar o momento único a partir do Espaço.

Mas não foram os únicos: além do timelapse criado pelo artista Seán Doran a partir de uma coleção de imagens dos arquivos da NASA, foram vários observadores terrestres que conseguiram captar a passagem do cometa um pouco por todo o hemisfério norte e até a SpaceX não ficou indiferente ao fenómeno.

Clique na galeria para conhecer algumas das melhores imagens do NEOWISE

Como acompanhar a passagem do NEOWISE?

O OAL elucida que, neste momento, o NEOWISE tem uma magnitude de 2,5, possibilitando a sua observação a olho nu. O cometa encontra-se agora na constelação da Ursa Maior e, mais tarde, viajará para as constelações da Cabeleireira de Berenice, Virgem e Boieiro.

Consulte as tabelas para saber a visibilidade do NEOWISE a partir de Lisboa, Funchal e Ponta Delgada

Em Portugal, os fãs da astronomia poderão observá-lo ao anoitecer. De acordo com o OAL, a melhor hora para vê-lo ocorre pelas 22 horas na direção noroeste e, até ao fim do mês, o cometa estará visível cada vez mais alto no céu noturno.


Powermove: Conheça a inteligência artificial que quer ser a sua próxima personal trainer

A IA que está na base da aplicação para iOS usa a câmara do iPhone ou iPad para perceber se o utilizador está a treinar da forma certa. Para dar-lhe uma motivação extra, a Powermove conta todas as repetições e apresenta-as no ecrã do equipamento. 

Fazer exercício em casa é uma boa forma de manter o corpo ativo e saudável. Mas quando não se está habituado às andanças do mundo do fitness pode ser difícil manter uma postura correta ou saber quantas vezes é que se devem repetir os exercícios. A inteligência artificial da Powermove quer tornar-se na sua próxima personal trainer e tem preparada uma série de exercícios que não requerem equipamentos especiais.

A IA que está na base da aplicação para iOS usa a câmara do iPhone ou iPad para perceber se o utilizador está a treinar da forma certa. Por exemplo, se não está a fletir corretamente os joelhos enquanto faz agachamentos ou os braços enquanto faz flexões, a Powermove vai avisá-lo e dar-lhe indicações acerca do que deve fazer.

Para dar-lhe uma motivação extra, a aplicação conta todas as repetições e apresenta-as no ecrã do equipamento. Pode ainda sincronizar a Powermove com o seu Apple Watch para um registo mais exato dos batimentos cardíacos.

No catálogo da aplicação encontrará exercícios adaptados às suas necessidades e objetivos: sejam sessões mais leves ou mais exigentes, como o High Intensity Interval Training (HITT). Caso comece a tornar-se num pro, a IA vai sugerir-lhe exercícios mais avançados. Pode ainda acompanhar todo o progresso feito dia após dia ao consultar a secção de estatísticas.

A Powermove é compatível com todos os iPhone lançados a partir de 2017 e todos os iPad que chegaram ao mercado desde 2018. A aplicação é gratuita e pode ser encontrada na App Store.


One Punch Man: Road to Hero 2.0 troca os músculos pela massa cinzenta para resolver conflitos

O jogo oficial da nova série sensação de animação japonesa promete manter tudo o humor e personagens hilariantes. 

Produzido para os fãs do universo de manga, animação japonesa, One Punch Man: Road to Hero 2.0 é um jogo para smartphones onde pode colecionar heróis conhecidos da série. Neste RPG terá de juntar dinheiro para comprar cartas, entre raras, podendo combinar as repetidas para tornar os heróis ainda mais poderosos.

Invés de um sistema automático de evolução, são os jogadores que devem gerir a experiência das suas cartas, adicionando os pontos acumulados individualmente.

Já as batalhas funcionam por turnos, bastando tocar nos inimigos para fazer ataques básicos, surgindo oportunidade de gerar um ataque mais poderoso. Existem três linhas no campo de batalha, o que permite executar combos de ataques, casos os inimigos estejam alinhados.

One Punch Man: Road to Hero 2.0 pode ser jogado gratuitamente em versões iOS e Android.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.