Apesar do nome CHESS, que resulta das siglas Cultural Heritage Experiences through Socio-personal interactions and Storytelling, o projeto aplica-se a ambientes de museus, procurando personalizar e dar mais valor às visitas.
A iniciativa junta parceiros de vários países europeus e o resultado está a ser apresentado por estes dias na Innovation Convention, em Bruxelas, mas já foi experimentado em vários ambientes adequados aos objetivos definidos, de exposições a museus ou percursos citadinos.
Através do recurso a tablets e smartphones os visitantes destes espaços podem obter mais informação sobre as obras e peças em exibição, tornando-se também elementos ativos.
A aplicação vai estar disponível para download, mas para além da componente destinada ao utilizador final há todo um processo de suporte que se destina aos museus e expositores, que podem de uma forma simplificada desenvolver as narrativas e percursos mais adequados aos seus espaços.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Mats Steen: a história de um jogador de World of Warcraft que foi além do virtual -
App do dia
Sky Force Reloaded: Um clássico arcade renovado para o século XXI -
Site do dia
Transcreva ficheiros áudio e vídeo em várias línguas e formatos com o Yescribe.ai -
How to TEK
Cansado de respostas na pesquisa do Google com elementos de IA? Saiba como desativar
Comentários