O mercado das aplicações móveis está em franca expansão e até ao final do ano são esperados mais de 70 mil milhões de downloads nos vários dispositivos móveis e ecossistemas de apps. O Android vai dominar no segmento dos smartphones enquanto o iOS vai liderar as descargas na área dos tablets.

Os smartphones vão ser responsáveis por 56 mil milhões das apps transacionadas, em modelo pago e gratuito, e deste valor 58% dos downloads vão ser feitos em telemóveis Android. O sistema operativo móvel da Apple vai ser responsável por 33% das transferências, enquanto o Windows Phone e o BlackBerry vão continuar a luta pelo terceiro lugar com 4% e 3% de quota de descargas, respetivamente.

Tudo muda no segmento dos tablets onde a liderança é do iPad que vai ser responsável por 75% dos 14 mil milhões de downloads. Os tablets Android - excluindo os Kindle Fire que são contabilizados à parte e têm uma quota expectável de 4% - vão transferir 17% do total das apps estimadas.

O Windows volta a ficar com uma prestação fraca em comparação com os rivais ao registar apenas 2% das transferências. Os valores mostram ainda que o número de aplicações descarregadas para smartphones vão ser três vezes superior aos donwloads feitos em tablets.

Os analistas da ABI Research preveem ainda que em 2013 haja uma alteração de paradigma no que diz respeito à ordem de prioridade dada pelos programadores relativamente aos ecossistemas de aplicações. O Android vai passar a ser a primeira escolha de muitos developers que só então vão arrepiar caminho no iOS.

Mas o sistema operativo da Google vai ter que lutar bastante para contrariar a tendência na área dos tablets onde a Apple domina por larga vantagem. O desafio passa por superar o problema da fragmentação como refere em comunicado um dos analistas da ABI, Aapo Markkanen.

Num mercado cada vez mais competitivo o espaço para novos programadores é cada vez mais difícil de conquistar. Mas existem exceções, como a TOP Files desenvolvida por programadores portugueses e que o TeK deu ontem a conhecer.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.