A Carris Metropolitana lança na quinta-feira uma aplicação que irá dar informações aos passageiros, em tempo real, sobre horários e lotação dos autocarros da empresa, que prevê chegar a mais de 165 milhões de passageiros transportados este ano.
A apresentação da App Carris Metropolitana aos jornalistas decorreu hoje com os responsáveis pela aplicação e com os administradores da Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), Faustino Gomes e Rui Lopo.
O presidente do conselho de administração da TML, Faustino Gomes, explicou que a aplicação “não é um planeador de viagens”, mas um sítio onde se fornecem informações aos passageiros de forma a “dar confiança para poder usar a Carris Metropolitana”.
Rui Lopo, vogal da administração da TML, explicou que a app vai permitir que se veja, em tempo real, se um autocarro da Carris Metropolitana “está atrasado e qual a lotação”, colocando “mais pressão aos operadores para cumprir horários”.
A aplicação vai permitir ainda uma pesquisa por paragem e por linha (número de autocarro), podendo ser colocados alertas e avisos personalizados.
Para já ainda não estará disponível a 100% para utilizadores cegos, reconhecendo os responsáveis a necessidade de trabalhar em alguns pormenores.
Na ocasião, Rui Lopo lembrou que a empresa opera em 15 dos 18 concelhos da Área Metropolitana de Lisboa (exceto Lisboa, Cascais e Barreiro) e que o serviço “já chega a Vendas Novas”. “Por dia circulam 1.700 autocarros, conduzidos por três mil motoristas e transportando 620 mil passageiros/dia normalmente, tendo chegado aos 650 mil em pico”, disse Rui Lopo, referindo-se a passageiros com título válido, reconhecendo, que serão “muitos mais” a circular nas 730 linhas com 12.500 paragens.
O responsável adiantou que no final do ano prevê-se “mais 20% da procura do que existia em 2019”, avançando que, atualmente, os números, após o pico com a introdução do passe Navegante, faz com que a operação “esteja acima” dos valores de então. “É expectável chegar aos 165 milhões de passageiros transportados até dezembro deste ano”, disse, lembrando que em 2023 foram transportados 141 milhões de passageiros e que, entre janeiro e julho, houve concelhos que observaram um crescimento “acima dos 30%”.
Questionado sobre os problemas vividos no arranque da Carris Metropolitana, em junho de 2022, na área 4, que compreende os municípios de Alcochete, Moita, Montijo, Palmela e Setúbal, nomeadamente a falta de motoristas e viaturas, Rui Lopo admitiu não estar tudo completamente resolvido. Em termos de crescimento, a área 4 foi a que assistiu a um maior crescimento de procura, já que, de acordo com Rui Lopo “tinha muito pouca oferta”.
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