A aplicação ID.Gov tem vindo a ganhar mais funcionalidades como carteira digital, permitindo guardar, consultar e “mostrar”, através do telemóvel, os dados dos documentos que estão carregados na app. Na lista estão o Cartão de Cidadão, a Carta de Condução e o Certificado de Matrícula (DUA), mas também o Cartão da ADSE, Cartão de Doador de Sangue, Cartão de Aluno, Cartão Jovem e da Ordem de Arquitectos, entre outros.

Agora também pode adicionar o certificado de seguro automóvel à aplicação, trazendo no telemóvel um documento de apresentação obrigatória em caso de pedido por parte das autoridades.

Todos os documentos na aplicação têm validade jurídica, com o mesmo valor legar que as versões em papel, e esta adição resulta de uma colaboração entre a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) e a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), num projeto do Simplex.

Para adicionar os documentos deve usar a autenticação da Chave Móvel Digital, indicando qual o documento que quer adicionar, desde que esteja em seu nome.

Os documentos podem também ser partilhados com outros utilizadores usando a função "partilhar" e definindo o tempo durante o qual têm acesso. Depois de autorizado é gerado um QR Code que deve ser lido na funcionalidade Cartões Partilhados, ficando disponível temporariamente na carteira digital da outra pessoa.

A aplicação ID.Gov está disponível para Android e iOS e pode ser descarregada gratuitamente das lojas de aplicações.