Ter a Stellarium em app é uma espécie de andar com um planetário próprio sempre à mão, a partir do smartphone. Ao permitir o acesso à sua localização, a aplicação mostra-lhe um mapa tridimensional, tal como se estivesse a olhar para o céu naquele momento a olho nu, mas com algumas diferenças. Para melhor.
Ao “arrastar” o ecrã, pode ver o céu na direção cardinal específica (Norte-Sul-Este-Oeste) do horizonte ou mudar para o modo "olho de peixe" e, assim, ter uma vista completa de todos os objetos espaciais visíveis a 360 °.
A aplicação dá-lhe a possibilidade de fazer zoom e “aproximar-se” da sua constelação ou planeta preferido. Indo mais a fundo terá sempre mais alguma coisa para descobrir. Além disso pode aceder a informação sobre cada um dos itens do seu interesse, clicando nos mesmos à medida que vão surgindo.
A Stellarium permite também fazer simulações precisas do céu profundo para qualquer data, hora e local, percebendo como se apresenta em determinada altura.
Numa espécie de “camadas” tem a opção de adicionar ou retirar ao modo de visualização da informação grelhas e linha, constelações, atmosfera, etiquetas, modo noturno ou paisagem. Em algumas delas a versão gratuita permite mexer nas definições para personalizar determinados aspetos, como é o caso das constelações ou da paisagem, nesta última com a possibilidade de escolher entre algumas “vistas mundiais” pré-definidas.
A Stellarium Mobile Free - Mapa de Estrelas está disponível para Android, a partir da Play Store, com download gratuito e compras na aplicação. Para utilizadores com dispositivos iOS existe apenas na versão paga Stellarium Plus.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Protagonistas da Terra e do Espaço em imagens espetaculares escolhidas pela NASA -
App do dia
Balatro parece um simples jogo de cartas. Mas tome bem atenção às regras -
Site do dia
Snapbio: uma plataforma para criar identidades digitais com links personalizados -
How to TEK
Torne o smartphone Android mais inteligente trocando o Google Assistant pelo Gemini
Comentários