Como vem sendo costume o TeK reúne ao domingo um resumo das aplicações que estiveram em destaque durante a semana.



São vários os serviços ou jogos que pode descobrir nas próximas páginas e para os principais sistemas operativos móveis. Porque esteja de férias ou em trabalho, nunca sabe quando é que uma destas aplicações pode vir a salvar-lhe o dia.





Windows Phone também à boleia do serviço Uber



É a mais recente aplicação de alto perfil que a Microsoft assegura aos seus utilizadores. Ainda que noutros países tenha mais funcionalidades, em Portugal também já é possível dar uma “voltinha” com o Uber.


A empresa de serviço de transportes privados Uber disponibilizou uma aplicação construída de raiz para o Windows Phone, juntando-se assim ao ecossistema móvel da Microsoft.



A forma de funcionamento é semelhante à das aplicações que já existem para Android e para iOS: basta executar a aplicação, enviar informações sobre a localização, escolher o serviço que quer e esperar pelo carro.



Em Portugal apenas o serviço Uber Black está disponível, mas vale a pena estar atento para quando outras modalidades ficarem acessíveis.



A aplicação que está disponível na Windows Phone Store ainda não tem todas as funcionalidades como a capacidade para calcular a tarifa que vai ser cobrada, mas nas próximas semanas a app vai ficar totalmente operacional.



Descubra a próxima aplicação

A simplicidade de um "Yo" que já não é assim tão simples

Lembra-se da Yo, a aplicação minimalista que serve, especificamente, para dizer isso mesmo: "yo"? Afinal já não serve só para dizer "yo".

A aplicação tem uma nova versão para iOS que apresenta funcionalidades acrescidas. Além de adicionar contactos a uma lista, bastando depois selecionar um nome para enviar um "yo", os utilizadores podem agora criar um perfil que inclua uma foto e o seu nome.

Além disso, a Yo permite agora associar links à mensagem, assim como hashtags. No caso das hashtags, pode dizer-se que agora é possível dizer mais do que um simples "yo" ou receber "yos" de volta com a Yo.

Quantos mais "yos" uma hashtag reunir, maior probabilidade existe de ir parar à página Trending on Yo, onde é feita a listagem das palavras mais "yodadas".

Recorde-se que a aplicação que nasceu da necessidade de um "chefe" mandar uma notificação a informar a secretária de que precisava da sua ajuda, foi criada em apenas oito horas e conseguiu um financiamento de um milhão de dólares para ser lançada.

A Yo também está disponível para Android e Windows Phone e, desde abril até à data já soma mais de 2 milhões de downloads.

O sucesso da Yo deu origem à criação de vários clones, que procuraram melhorar ou diversificar as opções do conceito. Um deles nasceu em Lisboa, pela mão de três estudantes brasileiros, que desenvolveram a Hey, da qual o TeK já falou.



Descubra a próxima aplicação

1, 2, 3: está na hora de fazer exercício

A aplicação FitBit já está disponível para Windows Phone e pronta para ajudar todos os utilizadores a ficarem em forma. Mas não a qualquer custo.

As aplicações de fitness estão na moda e a culpa não é apenas do verão e da vontade de ficar em forma que normalmente contagia uma larga franja da população, sobretudo para ficar bem em trajes mais reduzidos.

Entre as muitas opções que se pululam nas lojas de aplicações, a experiência mostra que muitas são uma desilusão, limitando-se a contar calorias perdidas com base em indicações pouco fiáveis, ou a (tentar) contar passos.

A FitBit tem-se destacado pela ligação a dispositivos externos através de Bluetooth e chega agora à plataforma Windows Phone depois de conquistar aspirantes a atletas no Android e iOS.

O download da aplicação é gratuito mas o exercício é por conta de cada utilizador. E também é preciso comprar as pulseiras que fazem a comunicação da informação com o smartphone...



Descubra a próxima aplicação

O Don't Touch The Spikes vai fazer-lhe a cabeça em água

Mas qual Flappy Bird? O Don't Touch The Spikes é possivelmente ainda mais difícil que a antiga estrela das lojas de aplicações móveis.

Depois do desaparecimento do Flappy Bird original muitos utilizadores ficaram com um vazia por preencher. Olhar e pegar no smartphone já nem é a mesma coisa. Falta aquele desafio... Até agora.



Com o Don't Touch The Spikes os utilizadores acabam por ter uma experiência quase tão desafiadora como o Flappy Bird. É certo que este jogo acaba por não ter o mesmo encanto e a mesma mística, mas o que está em causa aqui é a dificuldade.



E o jogo que está disponível para Android e iOS é de facto difícil. O jogador controla um pássaro que está constantemente a bater em duas paredes, paredes essas que têm espinhos aleatórios – ora estão aqui, ora estão ali.



O objetivo é manter o pássaro vivo o maior número de rondas possiveís. Pelo meio os jogadores podem apanhar rebuçados que dão bónus – e que também o vão arrastar várias vezes para a morte certa. De certa forma o Don't Touch The Spikes acaba por ser uma mistura de Flappy Bird com o clássico Snake.



A caixa de comentários fica disponível para que os leitores possam partilhar as suas melhores pontuações.



Descubra a próxima aplicação

Words da Science4you quer ensinar português aos mais novos

Depois de Mini Games e Mathematics, a Science4you lança agora a Words, uma nova app gratuita de jogos didáticos, pensada para os mais novos.

Disponibilizada para Android, a nova app conta com quatro jogos, destinados a crianças do primeiro ciclo. O objetivo é que estes deem os primeiros passos no alfabeto e na Língua Portuguesa.

Segundo a empresa, a aplicação foi desenvolvida através de mecânicas de ensino criadas por professores e especialistas na área, "que visam estimular as capacidades de aprendizagem e o desenvolvimento e reforço das diversas capacidades cognitivas".

A Educational Games - Words é gratuita e já está dispoinível na Google Play.





Descubra a próxima aplicação

My Monopoly promete renovar o clássico jogo familiar através da personalização

E se em vez de imagens genéricas o seu monopólio tivesse fotos da família? Este é o propósito do My Monopoly.

A ideia é da Hasbro, a fabricante das muitas versões do Monopólio que têm feito as delícias de miúdos e graúdos em longas horas de jogatana, mas agora a personalização é a palavra de ordem, e os símbolos tradicionais são substituídos por imagens mais familiares.

O My Monopoly serve apenas para garantir essa personalização, fazendo a ponte para o jogo de tabuleiro e mantendo assim o modelo tradicional, mas com o cunho pessoal.

A aplicação é gratuita e está disponível para iPhone e iPad, mas para completar a experiência é preciso imprimir as fotos e colá-las em autocolantes, que substituem as cartas da sorte e nos registos de propriedade.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico