Em 2019 o número de downloads em 2019 na App Store e na Google Play Store ultrapassou os 114,9 mil milhões e o WhatsApp foi a aplicação que ficou em primeiro lugar, mas é o TikTok que comprova que as apps “novas” podem surgir no top 3. Nem sempre é fácil encontrar as melhores propostas entre os milhares de apps disponíveis nas duas lojas, mas a equipa do SAPO TEK todas as semanas procura novidades, e mudanças em algumas apps, para lhe trazer as melhores sugestões.

Siga pelas ligações abaixo e descubra apps de música, jogos e segurança para atualizar o seu smartphone ou tablet.

Encontre a sua identidade musical e transforme-se num “virtuoso” com a Yousician

A Yousician promete ser uma escola de música na palma da sua mão e conta com mais de 1.500 lições, exercícios e missões destinadas a ajudar quem está a dar os primeiros passos no caminho para se tornar uma "estrela" musical.

A Yousician quer “democratizar” o acesso à aprendizagem musical e ajudar os utilizadores a encontrar a sua identidade criativa através da sua plataforma para Android e iOS. A aplicação é especialmente direcionada para quem ambiciona ser um autêntico “virtuoso”, mas ainda está a dar os primeiros passos no mundo da música.

Desenvolvida por uma equipa de programadores finlandeses, a Yousician promete ser uma escola de música na palma da sua mão. A aplicação conta com lições e exercícios para quem quer aprender a treinar a sua voz ou então a tocar instrumentos como piano, guitarra, baixo e até mesmo ukulele.

Para começar a aprender precisa apenas do seu instrumento de escolha e da aplicação. Através do microfone do smartphone, o sistema por trás da Yousician é capaz de identificar se o utilizador está a tocar ou a cantar as notas corretas, dando-lhe feedback acerca do seu desempenho musical.

Além de contar com mais de 1.500 lições, exercícios e missões destinadas a melhorar a sua performance, a aplicação disponibiliza tutoriais em vídeo para que não perca o “fio à meada” quando se deparar com alguma dúvida. Para tornar as coisas mais competitivas, a Yousician apresenta aos utilizadores um desafio semanal, onde poderão competir com os milhões de aspirantes a “estrelas musicais” que também a usam.

A aplicação encontra-se disponível tanto na Play Store como na App Store. Embora o download da sua versão base seja gratuito, os utilizadores podem também subscrever diversos planos pagos, consoante as suas ambições musicais e a “disponibilidade” da sua carteira, indo dos 4,99 até aos 241,99 euros de acordo com a modalidade escolhida.


Com a LockX pode trancar as suas apps mais valiosas “a sete chaves”

Como o nome deixa adivinhar, a LockX é uma app para Android que impede o acesso indevido a outras aplicações por terceiros, instaladas no seu smartphone ou tablet. E também impede “descuidos”…

Com um interface simples e, tal como se deseja numa aplicação do género, a LockX: Lockdown Lite (Small, fast & secure) é muito fácil de configurar.

Num primeiro passo terá de selecionar o tipo de “bloqueio” pretendido, entre PIN numérico ou padrão de swipe. De seguida a aplicação faz a análise do dispositivo e identifica as aplicações instaladas.

A partir da lista de aplicações, será apenas necessário clicar naquelas a que se deseja dificultar o acesso, seja para proteção contra terceiros ou contra nós próprios, impedindo por exemplo uma desinstalação indesejada.

A LockX: Lockdown Lite é gratuita, contendo anúncios. Está disponível para dispositivos Android a partir da Play Store.


Passageiros da Bolt também já podem fazer várias paragens nas suas viagens

O anúncio foi feito esta terça-feira pela marca, que em Portugal está presente no Algarve, em Braga, Coimbra, Lisboa e no Porto.

A Bolt introduziu uma nova funcionalidade na sua app para permitir que os utilizadores adicionem, no máximo, três destinos durante as suas viagens. O anúncio surge numa altura em que a rival Uber já oferece um recurso semelhante desde 2017.

No comunicado, o responsável da Bolt em Portugal, David Ferreira da Silva, esclarece que a nova opção "permite aos passageiros ver antecipadamente o preço da viagem que inclui várias paragens". Mas também o motorista irá conseguir ver a rota com todas as paragens no mapa da sua aplicação após o início da viagem.

2010-2019: Ainda não há carros voadores, mas há mais opções de mobilidade como meio de transporte
2010-2019: Ainda não há carros voadores, mas há mais opções de mobilidade como meio de transporte
Ver artigo

A Uber adicionou a função de paragens múltiplas no final de 2017, permitindo que os utilizadores adicionassem até três “pit-stops” numa única viagem. O motorista que lhe for atribuído passa a poder receber automaticamente as direções para cada um dos destinos e as paragens são feitas pela ordem em que foram adicionadas.

Para testar a nova funcionalidade, que vai estar disponível para os utilizadores com a versão mais recente da app, a Bolt está a oferecer 50% de desconto nas cinco primeiras viagens. Em Portugal a marca está disponível no Algarve, em Braga, Coimbra, Lisboa e no Porto.

A Bolt pode ser descarregada na loja da Google Play e na App Store da Apple e é gratuita.


App Piano Academy: Só precisa de ter o instrumento

A app Academia do Piano ensina utilizadores a tocar piano mesmo sem terem qualquer conhecimento do instrumento.

A produtora Yokee refere que a sua aplicação Academia do Piano foi concebida para ensinar qualquer pessoa a tocar o instrumento de teclas, mesmo sem ter experiência. Os utilizadores só precisam ter um teclado para assistir às aulas em vídeo, que serve de instrutor pessoal, ensinando a teoria da música, notas, pautas, acordes e outras técnicas de música.

Quando os alunos passam à prática, a app ouve as notas tocadas e fornece feedback instantâneo, com instruções de como melhorar. Para além das aulas técnicas, baseadas em partituras reais, a aplicação oferece ainda diversos mini-jogos que têm o objetivo de treinar o ouvido musical, assim como a coordenação das mãos e desenvolvimento de ritmo.

E para que não seja apenas aprender notas, a app vai também ensinar a tocar músicas clássicas e de sucesso no próprio teclado, mas também a ler notas.

A app Academia do Piano é gratuita e pode fazer o download em versões Android e iOS.


Anda a “mil”? Com a HabitNow fica mais fácil gerir as suas atividades e tarefas

A aplicação é gratuita e permite registar as suas atividades e tarefas, mas se tiver um mau hábito a app também o vai ajudar a resolver esse problema.

Nem sempre é fácil manter a sua vida organizada, sobretudo quando surgem novas rotinas. Mas com a app HabitNow fica mais fácil ter tudo "sob controlo", numa aplicação para Android que lhe permite acompanhar o seu progresso diário em relação às metas que definiu.

Assim que fizer download da app deverá registar as atividades da sua rotina e novas tarefas. De forma a organizar-se de uma melhor forma pode escolher uma categoria da atividade que vai acrescentar, nomeadamente trabalho, estudo ou saúde, e escolher como quer avaliar o seu progresso. Mas também há uma opção para quem quer desistir de um mau hábito. Assim que as atividades da rotina estejam finalizadas pode arquiva-las.

Quanto às tarefas, terá de as descrever e escolher a data, uma categoria e qual a sua prioridade. Se a tarefa ainda não tiver sido cumprida, terá de avisar também a plataforma, que alerta os utilizadores através de notificações ou alarmes.

Mas nem só de escolhas de tarefas e atividades se faz a app. Pode também personalizar com vários temas a aplicação gratuita, disponível no Google Play Store. No entanto, se optar pela versão premium terá vantagens. Rastrear atividades ilimitadas e ter temas premium à sua disposição são algumas delas.


“Afine” as suas competências de dedução e desvende casos tenebrosos em Sentence

Em Sentence o jogador rapidamente se aperceberá que as aparências iludem e que o melhor é mesmo não confiar em quem quer que seja. Quem será o culpado por trás de uma série de crimes tenebrosos? Caberá a si decifrar o mistério.

A Guts United, o estúdio de programadores russos por trás de I am Innocent, aproveitou o sucesso daquele que se acabou por tornar num dos seus videojogos mais conhecidos para criar Sentence. O título combina mistério e terror psicológico numa aventura interativa que promete não deixar os entusiastas de thrillers indiferentes.

Em Sentence o jogador encarna o papel de um detetive numa pequena localidade. As autoridades depararam-se com um número alarmante de casos em que jovens são raptadas e assassinadas. A polícia local já prendeu um suspeito, mas caberá a si descobrir quem é o verdadeiro culpado por trás desta série de crimes tenebrosos.

À semelhança de I am Innocent, grande parte do jogo é passada numa espécie de “smartphone virtual”. No caso de Sentence, o jogador terá de entrar em contacto com várias personagens, desde amigos a completos desconhecidos, para tentar recolher mais informações sobre os crimes, sendo que rapidamente se aperceberá que o melhor é mesmo não confiar em quem quer que seja.

O “smartphone virtual” será também a sua ferramenta principal enquanto detetive e terá de utilizá-lo para analisar pistas, hackear bases de dados e até mesmo bisbilhotar as conversas de suspeitos. É preciso ter em conta que, para se manter desafiante, o jogo poderá tomar diferentes rumos consoante a forma como o utilizador completa as fases da sua missão. Em Sentence as aparências iludem e terá mesmo de pôr à prova as suas competências de dedução para compor as peças do “puzzle”.

A aplicação está disponível tanto para Android, na Play Store, como para iOS, na App Store e, embora seja gratuita, os utilizadores podem comprar “moedas virtuais” que os poderão ajudar a decifrar as partes mais complicadas dos desafios.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.